Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: tudo o que você precisa saber sobre a aplicação de medicamentos injetáveis

Hipolabor explica: tudo o que você precisa saber sobre a aplicação de medicamentos injetáveis

Dependendo da composição, os medicamentos injetáveis podem possuir uma ação mais rápida, mais duradoura ou mais localizada do que os medicamentos orais, propriedades essas que são essenciais em diversos momentos da medicina, seja durante uma emergência médica ou uma pequena cirurgia.

Quer aprender tudo sobre como deve ser feita a aplicação de medicamentos injetáveis? Está tudo explicadinho aqui no post. Confira!

Como escolher a agulha?

As agulhas são classificadas quanto ao diâmetro e ao comprimento e a partir dessas medidas sua função é determinada. Uma agulha 0,70x30mm tem 0,7mm de calibre e 30mm de comprimento e será utilizada para administrações intramusculares em adultos. Quanto mais comprida a agulha, mais tecidos profundos ela consegue alcançar o que pode ser útil em adultos obesos nos quais a camada subcutânea é mais grossa. Já nas crianças, agulhas mais curtas, de 20 ou 25mm, normalmente são usadas.

O calibre da agulha depende da viscosidade do medicamento, ficando as mais grossas, de 0,8mm, reservadas para substâncias oleosas ou suspensões. Se uma agulha mais fina do que o recomendado é utilizada, há o risco de entupimento. Dessa forma, a agulha vai depender do local da aplicação e do medicamento que será aplicado.

Como o medicamento deve ser preparado?

Antes de começar a preparação verifique o aspecto do produto, notando quaisquer alterações de cor, precipitados e fragmentos de vidro ou de rolhas que possam estar no medicamento devido a erros de fabricação ou de armazenamento. Uma vez que esses aspectos são checados, o medicamento deve ser preparado de acordo com as instruções do fabricante, sendo comum a necessidade de diluir o medicamento.

Qual a diferença entre reconstituição e diluição?

Esses dois termos geram confusão na maioria das pessoas e são erroneamente utilizados como sinônimos por alguns fabricantes e pela literatura farmacêutica. No entanto, embora descrevam processos semelhantes representam objetivos diferentes. A reconstituição consiste em retornar um medicamento da forma de pó para sua forma original líquida.

Para isso, adiciona-se diluentes como água estéril, cloreto de sódio 0,9% e glicose 5% ao recipiente com o pó medicamentoso seguindo as instruções do fabricante até que se obtenha o medicamento recomendado para uso. Já a diluição tem como objetivo alterar a concentração de um medicamento já em estado líquido, seja esse uma solução, uma suspensão ou um pó reconstituído. Os diluentes usados geralmente são os mesmos.

Onde é possível injetar o medicamento?

Os medicamentos injetáveis intramusculares, intravenosos, intradérmicos representam as vias de administração mais comuns. Mas eles podem ser intratecais, intraósseos e até intra-articulares.

Como diferenciar essas vias na hora da aplicação?

Todo ano diversas mortes ocorrem pela administração de medicamentos pela via errada, com medicamentos intramusculares, com dosagens altas de liberação lenta, sendo aplicados diretamente na veia por exemplo. Por isso, é sempre muito importante ter certeza de qual a via adequada para aquele medicamento.

O jeito mais fácil de diferenciar a injeção intramuscular da subcutânea é o ângulo de aplicação. Na intramuscular a injeção deve estar perpendicular à pele, penetrando profundamente o tecido. Já a intradérmica é feita com a injeção quase paralela à pele, bem superficial, atingindo apenas o tecido subcutâneo.

A intravenosa deve considerar a anatomia dos vasos e a distribuição das veias. Para se certificar basta puxar o êmbolo da injeção antes de aplicar o medicamento. Se isso provoca a mistura de sangue com o medicamento, indica que a agulha está dentro do vaso e o medicamento pode ser aplicado.

Como a administração deve ser feita?

Após o preparo correto da injeção, a área da pele deve ser limpa com algodão embebido em álcool 70%. As injeções intramusculares devem ser aplicadas preferencialmente no quadrante superior externo da nádega em adultos ou na lateral externa das coxas de crianças pequenas. É fundamental em todas as aplicações verificar se algum vaso sanguíneo foi atingido, e caso essa não seja a via desejada, utilizar outro local. A aplicação deve seguir as instruções específicas do fabricante quanto à duração exata do tempo de infusão.

Após a aplicação, é só pressionar o local com um algodão por alguns minutos, favorecendo a coagulação e descartar a agulha, sem reemcapá-la, no local destinado a objetos pérfuro-cortantes.

É claro que é só com muita prática que você se tornará um expert em aplicar medicamentos injetáveis, mas o conhecimento teórico também é essencial. Quer saber mais sobre os medicamentos injetáveis? Confira também o nosso post “Hipolabor explica: o que são medicamentos injetáveis?” e continue de olho no nosso blog!

banners_ebook_post

 

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.