Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ensina: 6 indicações para cuidar de cicatrizes

Hipolabor ensina: 6 indicações para cuidar de cicatrizes

Qualquer processo que gere uma solução de continuidade da pele vai ter que ser restaurado por um processo cicatricial. Feridas, tatuagens, cirurgias, acne, piercing, tudo isso pode desencadear uma cicatriz. Nessas horas, é importante ter alguns cuidados com a cicatriz para evitar processos infecciosos, formação de queloides e marcas desconfigurantes que prejudicarão a estética do indivíduo e até poderão colocar sua vida em risco.

Quer descobrir como cuidar de cicatrizes e ajudar o seu cliente? Aqui vão algumas dicas fundamentais!

Respeite o processo

O processo cicatricial pode levar até 18 meses para se estabelecer completamente, dependendo do tamanho da lesão inicial. Nos primeiros dias, a epiderme — camada mais superficial da pele — se restaura e pode dar a impressão de que já está tudo cicatrizado, mas esse é um grande erro. Na verdade, o tecido subcutâneo e a derme ainda estão abertos e irão se restaurar por um período mais longo. Por isso, é necessário respeitar o tempo do processo cicatricial e manter os cuidados adequados por todo o período.

Mantenha a ferida limpa

A primeira dica prática não poderia ser diferente: a ferida deve se manter limpa e seca. Isso evita a proliferação de micro-organismos e reduz a chance de uma infecção. Feridas pequenas devem, a princípio, serem lavadas em água corrente com sabão, secadas e cobertas por um curativo nos primeiros dias. O curativo cria uma barreira mecânica à entrada de micro-organismos e ainda absorve qualquer secreção mantendo o ambiente mais seco.

Feridas maiores, como as cirúrgicas, devem seguir as orientações médicas para o pós-operatório.

Proteja a ferida do sol

A radiação solar consegue penetrar muito mais o local de cicatriz do que a pele normal, por isso é importante ter sempre mais cuidados com esse local, nunca abrindo mão do protetor solar. Além disso, em caso de grandes cicatrizes, o processo de dissipação do calor também é alterado e a exposição ao sol pode acabar gerando um aumento da temperatura corporal.

Evite movimentar a ferida

O processo de cicatrização é bem sensível e se estabelece mais rapidamente quando o local é mantido em repouso e sem muita tensão. Claro que isso será difícil em lesões de pele sobre articulações ou sobre tecidos naturalmente mais tensionados como os do dorso, mas dentro do possível, deve-se indicar manter o local mais quieto.

Promova a saúde

Como em todos os processos fisiológicos, uma alimentação saudável é essencial para um funcionamento adequado. Uma alimentação com excesso de gordura e de áçúcar pode sim prejudicar o processo cicatricial e deve ser evitada. O diabetes, por exemplo, é o grande inimigo da cicatrização, estando associado a feridas crônicas. Outras doenças sistêmicas como câncer, lúpus e a infecção com HIV também podem atrasar o processo.

Identifique os sinais de que algo está errado

Caso a cicatriz comece a apresentar sinais como uma vermelhidão e calor excessivos, produção de pus e o indivíduo comece a ter febre e mal estar, pode se tratar de uma infecção da ferida, que precisará ser avaliada por um médico. Se a cicatriz não apresenta sinais de infecção, mas está se tornando hipertrófica, com início de uma queloide, também é hora de procurar o médico. As queloides são mais comuns na população de pele negra ou asiática, ocorrendo com frequência nos brasileiros. Qualquer alteração deve ser vista e tratada o mais rápido possível para evitar complicações, como uma cicatriz maior ou infecções sistêmicas.

Agora você se sente pronto para orientar os clientes em relação aos cuidados com cicatrizes? Você tem mais alguma dica ou dúvida? Conte tudo para a gente nos comentários!

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.