Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ajuda: dicas sobre o armazenamento de remédios em farmácia

Hipolabor ajuda: dicas sobre o armazenamento de remédios em farmácia

O armazenamento incorreto de remédios pode acarretar a falta de ação medicamentosa ou a potencialização de efeitos colaterais, afetando diretamente a saúde dos pacientes e podendo até mesmo interferir na contaminação ambiental. Dessa forma, o farmacêutico não pode deixar de ficar atento a todas as condições de armazenamento de seus medicamentos e correr o risco de gerar qualquer dano à saúde ou ao meio ambiente.

Quer se certificar de que seus medicamentos estão sendo armazenados de forma correta? Então confira as nossas dicas!

Localização e estrutura

O local de armazenamento deve ser bem ventilado, sem umidade e sem iluminação solar direta. A temperatura deve estar sempre entre 15ºC e 30ºC e a umidade entre 40 e 70%. Se há variações além dessas é necessário o controle por meio de ar-condicionado, ventiladores, exaustores, etc. A construção deve ser de alvenaria, com paredes de cor clara e laváveis e piso de fácil limpeza. O ambiente deve ser mantido em perfeitas condições de higiene, sem a presença de roedores, pássaros ou insetos.

Organização

A organização dos medicamentos é essencial para evitar confusões e trocas no momento da venda e também para a manutenção do controle do estoque. Caixas pequenas podem ser mantidas em estantes, já as grandes requerem estrados. Entre essas estruturas é fundamental haver espaço livre suficiente para a circulação do ar, dos funcionários e de quaisquer equipamentos, como as empilhadeiras. O acesso ao local de armazenamento deve ser restrito e de preferência próximo ao setor administrativo, para que qualquer movimento suspeito possa ser identificado imediatamente.

Transporte

O transporte dentro da farmácia deve ser feito de forma organizada e com a ajuda de equipamentos específicos de acordo com a quantidade de medicamentos em fluxo. Caixas plásticas ou de isopor são frequentemente utilizadas, assim como lacres. O transporte externo deve levar em conta as condições ambientais, não expondo os medicamentos a extremos de temperatura, umidade ou iluminação e dando-se preferência no momento de descarga aos medicamentos termolábeis.

Data de validade

A estocagem dos medicamentos deve ser feita de acordo com o lote e a data de validade dos medicamentos, reduzindo o risco de venda de remédios vencidos e facilitando a identificação de qualquer lote contaminado ou que deva retirado do mercado. Quando for necessário realizar o descarte de medicamentos, isso deve ser feito de acordo com as orientações do fabricante e da vigilância sanitária, sempre respeitando o meio ambiente.

Embalagem

Deve-se ficar atento à integridade das embalagens e dos lacres de segurança, já que qualquer tipo de violação pode gerar a contaminação dos medicamentos e colocar a vida do paciente em risco.

Equipamentos

Alguns equipamentos simples como termômetros e higrômetros são essenciais para o monitoramento das condições do local. Para controle da temperatura podem ser necessários sistemas de condicionamento do ar ou ventiladores. Para melhorar a ventilação, exaustores. Como alguns medicamentos devem ser armazenados sob refrigeração, um refrigerador também se torna necessário e nunca deve-se permitir que os medicamentos sejam armazenados juntamente aos alimentos ou bebidas. Dependendo do volume de vendas da farmácia, equipamentos de transporte como empilhadeiras e carrinhos pode ajudar.

E aí, você tem mais alguma dica para o armazenamento de medicamentos na farmácia? Conte para a gente nos comentários!

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.