Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: O que faz um Medical Science Liaison (MSL)

Hipolabor explica: O que faz um Medical Science Liaison (MSL)

O mercado de trabalho do profissional farmacêutico, que já era amplo, agora está ganhando novos seguimentos, como o profissional que trabalha com Medical Science Liaison (MSL), por exemplo. Neste post vamos abordar tudo o que este profissional de importância ímpar no atual cenário da relação entre a medicina, o mercado farmacêutico e a indústria farmacêutica faz. Acompanhe!

Quais as atribuições do Medical Science Liaison?

A atuação do MSL é entrar em contato com líderes de opinião da saúde com intuito de informá-los sobre os estudos realizados antes que o medicamento seja lançado no mercado. A abordagem relacionada aos fármacos tem caráter técnico e não comercial, aliás, durante a visita não há menção de produtos e nem de suas respectivas marcas.

Este novo ramo de atuação para farmacêuticos, que até então era ocupado exclusivamente por médicos, é uma novidade muito bem-vinda para a classe, pois além da atuação ser intrinsecamente ligada à sua formação, a remuneração é outro atrativo muito forte — os salários giram em torno de 15 mil a até 18 mil reais.

Um ponto que pode ser ligeiramente negativo para os farmacêuticos interessados em trabalhar nessa nova área de atuação é a possibilidade da concorrência com outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas, biomédicos, biólogos e até dentistas, entre outros. No entanto, para eles, é fundamental que se tenha um doutorado. Além disso, enfrentar a concorrência com outros profissionais de saúde não deve ser um problema para quem está bem preparado e devidamente qualificado.

O Medical Science Liaison atua como uma espécie de “ponte de comunicação”, entre diferentes ramos industriais (farmacêuticos, biotecnológicos e também de equipamentos), e com médicos e demais profissionais da saúde, assim como com farmacêuticos que atuam em outras áreas, mas sendo todos eles considerados como “formadores de opinião”.

A pesquisa clínica é seu principal ramo de conhecimento, além de assuntos científicos multidisciplinares. Por essas qualificações, o MSL é considerado um consultor científico.

Em resumo, o Medical Science Liaison é um profissional atualizado que participa de congressos e presta consultoria para a indústria farmacêutica e de biotecnologia para médicos e outros profissionais de saúde, todos gestores e/ou líderes de opinião em suas áreas.

O que é preciso para ser um farmacêutico MSL?

Em geral, o nível técnico-científico desse profissional é alto ou bem alto. Os farmacêuticos que têm mais chances de trabalhar na área têm formação em cursos específicos de capacitação ou especialização, e muitos tem MB, PHD ou PharmD.

Quais as perspectivas de crescimento para o profissional?

Trata-se de um ambiente desafiador e em constante evolução, assim, as oportunidades de crescimento são muitas e um dos principais atrativos da carreira de Medical Science Liaison. Além disso, com um mercado que fica mais competitivo a cada dia, a indústria farmacêutica tem investido muito neste profissional e, portanto, aberto várias oportunidades de contratação.

Agora que você já sabe exatamente o que faz um Medical Science Liaison, compartilhe suas opiniões sobre esse novo mercado nos comentários! Aproveite para conhecer outro ramo de atuação de farmacêuticos em crescimento, o Gerente  Farmacoeconomia!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.