Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor informa: 12 alimentos ricos em vitamina K

Hipolabor informa: 12 alimentos ricos em vitamina K

A vitamina K é fundamental ao organismo, tanto que parte da quantidade diária de que precisamos é produzida no organismo. Mas apesar de a fabricarmos, ainda é necessário ingerir alimentos ricos em vitamina K, pois nosso organismo precisa de cerca de 90 a 130 mcg desta vitamina por dia.

Continue lendo e conheça quais são estes alimentos, sua necessidade e os benefícios para a saúde.

​O que é vitamina K?

A Vitamina K é, na verdade, um conjunto de vitaminas solúveis em gorduras e que se dividem em: vitamina K1 (filoquinona), vitamina K2 (menaquinona), vitamina K3 (menadiona) e dK (ihidrofiloquinona). Parte delas é produzida pela flora intestinal. A outra parte é absorvida pela alimentação.

Qual a função da vitamina K?

A vitamina K tem 3 funções importantes:

Coagulação do sangue:

Seu papel é fundamental na coagulação sanguínea, ou seja, para evitar sangramento e hemorragias.

Síntese de proteínas

Participa da produção de proteínas sanguíneas, dos tecidos e dos órgãos.

Metabolismo ósseo

Evidências apontam que é importante no desenvolvimento precoce dos ossos de todo o corpo e para manter o osso maduro saudável.

Quais são os principais benefícios da vitamina K?

Sangramentos e hemorragias

A vitamina K colabora na prevenção de sangramentos, dos mais simples às hemorragias mais graves e na cicatrização de ferimentos.

Melhor aproveitamento proteico

Ela é fundamental para o melhor aproveitamento de certas proteínas pelo organismo.

Nutrição óssea

Outro benefício deste grupo de vitaminas é a nutrição dos ossos, ajudando-os a se manterem sadios.

Outros benefícios

Indícios mostram que a vitamina K previne tumores, doenças cardíacas e vasculares.

12 alimentos ricos em vitamina K

Couve-de-bruxelas

Este alimento contém a incrível quantidade de 450 mcg de vitamina K em uma porção de apenas 80 g.

Brócolis

Em segundo lugar, em termos de riqueza de vitamina K, está o brócolis. Em cada 90 g há 250 mcg da vitamina anticoagulante.

Couve

Este alimento versátil (prepara-se de muitas maneiras, até em sucos e saladas), contém aproximadamente 145 mcg de vitamina K em uma porção de 70 g.

Espinafre

Também é uma boa fonte desse nutriente, pois em cada 60 g de espinafre, encontramos aproximadamente 96 mcg de vitamina K.

Couve-flor

Excelente opção para quem está de dieta, já que a couve-flor é pouco calórica e a cada 50 g do há cerca de 150 mcg da vitamina.

Alface

Aqui uma boa notícia para quem não consome outra verdura senão uma saladinha de alface. Em cerca de 60 g da folha verde mais consumida do mundo há 120 mcg de vitamina K.

Cenoura

Outro alimento versátil por ser usado tanto cru como cozido e ser ingrediente de várias receitas. Em 80 g de cenoura encontramos 110 mcg de vitamina K.

Pepino

Esse vegetal refrescante e de baixas calorias concentra 77 mcg de vitamina K em 100 g.

Repolho

O repolho concentra 340 mcg de vitamina K em 100 g. A versão roxa do alimento ainda contém boas doses de antioxidantes.

Azeite e óleo de canola

Enquanto o azeite contém cerca de 8 mcg de vitamina K em uma colher de sopa, o óleo de canola concentra entre 16 e 25 mcg na mesma porção.

Fígado de boi

Apesar de pouco apetitoso para a maioria das pessoas, vale citar que esta é uma boa fonte desse nutriente. Em 100 g de fígado bovino encontramos cerca de 104 mcg de vitamina K.

Gema de Ovo

O mais versátil dos alimentos é fonte importante desta vitamina, que concentra 147 mcg em 100 g de gemas (cerca de 3 gemas grandes).

Qual a quantidade e com qual frequência a vitamina K deve ser consumida?

A vitamina K é fundamental para o organismo, por isso deve ser consumida diariamente. As mulheres adultas devem consumir cerca de 90 mcg (inclusive as gestantes) e homens entre 120 e 130 mcg de vitamina K por dia. Já as crianças, necessitam de 30 a 60 mcg de vitamina K, a depender da idade.

Agora que você já conhece os alimentos ricos em vitamina K e sua importância para a saúde, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de nossas novidades.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.