Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ensina: conheça os principais tipos de micose

Hipolabor ensina: conheça os principais tipos de micose

A mistura de calor e umidade é praticamente perfeita para a proliferação de fungos. E essa proliferação é ideal para o desenvolvimento das temíveis micoses. Mas nem tudo está perdido, as manchinhas brancas ou vermelhas que coçam pelo corpo podem ser tratadas e até mesmo evitadas.

Para você ter noção, existem mais de 100 tipos de fungos que estão por toda parte, esperando apenas o lugar ideal para se reproduzirem. Se você quer saber tudo sobre os principais tipos de micose, não pode deixar de ler essa postagem!

Bicho geográfico

Esse tipo de micose é muito famoso. O bicho geográfico é uma larva migrans que afeta principalmente os pés. Essa doença é causada por parasitas intestinais que ficam nas fezes dos cães e dos gatos, portanto, em ambientes com esses animais é importante ter cuidado redobrado.

Depois de penetrar no seu corpo, eles caminham sob a pele e justamente por isso eles recebem esse nome – por sua mobilidade dentro do corpo. Durante o caminho ele forma um túnel torto, avermelhado e que coça muito!

Para prevenir, como falamos, é bom andar calçado em ambientes com animais. Além disso, se você é dono de algum, recolha as fezes e não leve os bichos à praia. Se você já contraiu o fungo, procure seu dermatologista e dê início ao tratamento adequado.

Candidíase

A candidíase atinge muitas pessoas no verão ou em épocas quentes, atingindo mais ou menos 30% das mulheres. A verdade é que o fungo já está presente no seu organismo, mas começa a se proliferar de forma rápida quando você apresenta uma queda no sistema imunológico. O corrimento é branco e muito parecido com um leite de coalhada, provocando desconforto e coceira.

Para se prevenir, você deve se alimentar e dormir bem, favorecendo a imunidade do seu organismo. Além disso, é importante evitar ficar de biquíni molhado muito tempo, já que o fungo adora esse tipo de ambiente úmido e molhado. Outra boa dica é evitar o uso de calças e tecidos justos demais, que evitam a ventilação.

É importante não compartilhar toalhas ou roupas íntimas, não deixar a calcinha no box do banheiro, pois o ambiente é cheio de fungos, e tomar cuidado ao se assentar na areia ou em um banco de vestiário. Se você já estiver com a doença, aí não tem jeito, a melhor solução é começar um tratamento o mais rápido possível!

Micose de unha

A micose nas unhas normalmente acontece nos pés e não é nada bonito de se ver. A aparência fica estranha, com unhas densas, quebradiças e com outra coloração. E o fungo da unha pode se aventurar por outras partes do seu corpo, como os pés e causar outras coisas, como as frieiras.

Para combater, você deve usar chinelos no banheiro e evitar usar o mesmo sapato dois dias seguidos. Além disso, quando for fazer as unhas, é importante levar seu próprio material e evitar retirar totalmente a cutícula, pois ela protege você.

Pano branco

A pitiríase versicolor, conhecida como pano branco, é uma micose de pele, provocada pelo fungo Malassezia. Ela recebeu esse nome por normalmente apresentar manchas mais brancas que a coloração da pele, além de ser conhecida como micose de praia, já que ficam muito mais nítidas depois da exposição solar. Mas vale lembrar que não é adquirida na praia.

Na verdade, ninguém pega pano branco, pois o fungo já fica na sua pele, principalmente nas partes mais oleosas, já que ele precisa de gordura para sobreviver. Ela fica anos na sua pele, mas, em certas ocasiões, pode se manifestar. Locais quentes e úmidos, peles oleosas, alterações hormonais e sudorese podem facilitar a proliferação do fungo.

Bem, agora você já sabe mais sobre as micoses. A boa notícia é que elas são facilmente tratadas e já existem vários remédios disponíveis, sejam como pomadas, medicamentos via oral e até shampoo específico. Mas vale lembrar que a medicação deve ser receitada por um médico dermatologista, portanto, consulte logo o seu!

Agora você sabe tudo sobre esses tipos de micose. Ficou com alguma dúvida ou questionamento? Não se esqueça de aproveitar o espaço dos comentários abaixo.

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.