Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: o que as manchas vermelhas na pele podem significar

Hipolabor explica: o que as manchas vermelhas na pele podem significar

Quem nunca se deparou com um paciente cheio de manchas avermelhadas pelo corpo? E quando esta cena acontece, o susto e o pânico muitas vezes são inevitáveis. Afinal, eles logo pensam no pior.

Entretanto, não há motivos para desespero! Uma série de doenças e transtornos de baixa gravidade pode causar o aparecimento de manchas vermelhas na pele. Por isso, acompanhar os sintomas que acompanham as manchas é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.

Entenda o que as manchas vermelhas na pele podem significar e saiba como agir em cada uma das situações:

1. Alergias

As alergias são as principais causas de manchas na pele que podem ser avermelhadas ou esbranquiçadas, com tamanho médio. Geralmente, são acompanhadas de sintomas secundários, como coceira e secreções na pele.

As erupções acontecem, principalmente, após o contato com plantas, animais, picadas de insetos, ingestão de alimentos ou de remédios.

Como proceder

Após identificar o tipo de mancha avermelhada na pele e acompanhar os sintomas secundários, é importante buscar ajuda médica para controlar estes sintomas e não deixar que o quadro alérgico evolua e cause problemas mais sérios como os respiratórios e, em casos mais graves, até mesmo o choque anafilático.

O tratamento é feito à base de remédios anti-histamínicos e/ou cremes que ajudam no alívio da coceira e do processo alérgico.

2. Eczemas

Trata-se de uma inflamação da pele que pode ser aguda ou crônica. Na maioria dos casos, a vermelhidão vem acompanhada de sintomas como coceira, inchaço, descamação e crostas na pele, sendo mais comuns nas crianças de até 5 anos e nos profissionais da saúde que utilizam sabonetes antissépticos.

Como proceder

Embora não tenha cura nos casos crônicos, é possível controlar a doença por meio de tratamentos específicos indicados pelo dermatologista como medicamentos antialérgicos para reduzir a coceira e ajudar na qualidade do sono. Além disso, também podem ser receitadas pomadas à base de corticóides e antibióticos para conter as infecções bacterianas.

Os cuidados com a hidratação da pele são fundamentais durante o tratamento, já que o ressecamento pode causar a piora dos sintomas.

3. Micose

As micoses são infecções desencadeadas por fungos. Podem atingir pele, unhas e mesmo os cabelos. Em geral, as manchas causadas pela micose são grandes e afetam uma região bem definida do corpo — virilha, pés e pescoço são os principais locais de incidência.

Como sintomas secundários observa-se a formação de bolhas, secreções e descamação da pele. A coceira também está presente nestes quadros.

Como proceder

O tratamento para as micoses depende do grau da infecção e o local das feridas. Nas infecções superficiais, o médico deverá indicar loções anti fúngicas. Contudo, nos casos mais graves, o tratamento é feito à base de remédios antialérgicos orais e até mesmo injetáveis.

As infecções causadas pelos fungos são de difícil tratamento e, por isso, a medicação precisa ser mantida por um longo período (às vezes por mais de um ano, dependendo da gravidade), não devendo ser interrompido.

É importante lembrar que os antifúngicos são prejudiciais ao fígado. Por essa razão, o acompanhamento com o médico é de extrema importância para o sucesso do tratamento.

4. Dengue/ Zika

A dengue e o Zika Vírus também podem desencadear episódios de vermelhidão na pele. Nestes casos, acompanhar os sintomas secundários é de grande importância para o tratamento e cuidados eficazes.

Na dengue as manchas vermelhas podem estar presentes e são acompanhadas por febre alta, dor nas articulações e coceira intensa. Já no Zika, a vermelhidão se dá nas primeiras 24 horas e é acompanhada de febre baixa e dor fraca nas articulações. A coceira, por sua vez, pode ser intensa.

Aos primeiros sintomas, procure ajuda médica, principalmente se os pacientes forem crianças, idosos ou tiver doenças crônicas como a diabetes, uma vez que ambas as doenças podem evoluir rapidamente para casos mais graves.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as manchas vermelhas na pele, que tal conhecer mais sobre as doenças e saber como proceder em cada caso? Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.