Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor esclarece: o que é endometriose

Hipolabor esclarece: o que é endometriose

Fortemente relacionada a vários casos de cólicas menstruais, a endometriose é uma doença que pode levar um bom tempo até ser diagnosticada. Apesar de silenciosa, essa é uma das principais causas de infertilidade feminina, e sua progressão pode causar sérios problemas nos órgãos pélvicos.

Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre o problema:

O que é endometriose?

Trata-se da doença característica de quando o endométrio, tecido que reveste a parede interna do útero, está fora da cavidade uterina, como nos ovários e trompas. Dessa forma, ele se desenvolve fora do lugar e pode se acumular no abdômen, gerando inflamação na pelve e até aderência entre alguns órgãos locais.

Como resultado, essa doença pode obstruir as trompas ou alterar a ovulação, o que chega a causar a infertilidade.

Quais são os sintomas da doença?

Os sinais característicos desse mal devem ser observados com atenção. Só assim é possível diagnosticá-los o quanto antes para que seja feito o tratamento adequado.

Cólica menstrual excessiva e dor no fundo da vagina nas relações sexuais são os sintomas mais evidentes da doença. Porém, alguns outros sinais podem demonstrar o problema, como o incômodo na região abdominal, as alterações ou dores intestinais e urinárias durante o período menstrual.

É importante que a mulher esteja atenta aos indícios e saiba que eles podem ocorrer em diferentes momentos. Vale ressaltar também que sua intensidade não está diretamente ligada à gravidade da doença. Em algumas pessoas, inclusive, a endometriose ocorre de forma assintomática, sendo mais difícil de ser diagnosticada.

Como deve ser o tratamento?

O tratamento clínico se dá por meio do contínuo uso de hormônios, impedindo a menstruação e impossibilitando que o endométrio se acumule fora do útero. Durante esse tratamento é necessário, ainda, realizar o acompanhamento com exames de imagem, controlando, assim, o processo realizado.

Vale ressaltar que anticoncepcional não é a medicação ideal para se tratar o caso, pois apenas camufla o problema e não o resolve de fato, chegando até mesmo a favorecer a evolução da doença sem a presença de dor. Sendo assim, o acompanhamento médico é essencial, pois o especialista irá prescrever o medicamento correto a ser utilizado.

Se a mulher não tiver interesse em engravidar, pode ser usado no tratamento o dispositivo intrauterino ou laparoscopia, que remove os resquícios da endometriose. Caso haja planos de engravidar, o dispositivo intra uterino deve ser removido e a menstruação restabelecida.

Ressalta-se ainda que, durante a gestação, os sintomas da doença são inibidos devido à grande quantidade de progesterona produzida.

Quais são as suas consequências?

As consequências mais frequentes da endometriose são:

  • Formação de aderência nos órgãos na região abdominal;
  • Comprometimento dos ovários, útero, bexiga e intestinos;
  • Infertilidade.

Para evitar estes resultados, a mulher deverá, na decorrência dos sintomas, consultar-se com o ginecologista e informar todos os sinais, como dores, alterações no ciclo menstrual ou qualquer outro; dessa forma, o médico fará o encaminhamento para o tratamento adequado conforme a gravidade do problema.

Agora que você pôde entender um pouco mais sobre a endometriose, aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as dicas de saúde que compartilhamos em nosso blog!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.