Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor alerta: quais doenças do fígado são mais comuns

Hipolabor alerta: quais doenças do fígado são mais comuns

O fígado é a maior glândula do corpo humano, sendo responsável por diversas funções em nosso organismo. Entre elas estão o armazenamento e liberação de glicose, metabolismo de gorduras, síntese de diversas proteínas e processamento de drogas e hormônios e muitos outros processos.

Por esses motivos, manter cuidar do fígado é fundamental para a sua saúde. Neste post, falaremos sobre algumas das principais doenças do fígado, os sintomas causados por elas e formas de tratá-las. Acompanhe:

Quais são as doenças do fígado mais comuns?

Hepatites

As hepatites são as doenças do fígado mais conhecidas, mas nem todo mundo se lembra que há diversos tipos. Elas podem ser classificadas em A, B, C, D, E e autoimune. No Brasil, as mais comuns são as A, B e C, causadas por vírus.

Assim como em muitas viroses, não há um medicamento específico para tratar as hepatites, e o sistema imunológico do paciente precisa vencer a doença. O tratamento consiste em aliviar os sintomas, com boa alimentação e repouso.

Cirrose e doenças relacionadas ao álcool

Também é de amplo conhecimento popular os problemas trazidos pelo consumo de álcool para o fígado, e a cirrose é apenas uma delas. O alcoolismo também pode causar insuficiência hepática, fibrose, esteatose e quadros semelhantes aos da hepatite.

Esteatose hepática ou “fígado gordo”

A ingestão de alimentos gordurosos e ricos em colesterol causa o acúmulo de gorduras no fígado, conhecido como esteatose — ou, pelo nome popular, “fígado gordo”.

Este acúmulo de gordura nas células do fígado atrapalha o órgão a realizar suas funções e o quadro tende a se complicar se a pessoa não mudar sua dieta, podendo evoluir para uma cirrose e passar a causar lesões graves no fígado.

Hepatite autoimune e outras doenças genéticas

Finalizando a lista das doenças mais comuns que acometem o fígado, estão aquelas de origem hereditária — ou seja, genética. A hepatite autoimune é o exemplo mais proeminente: ela ocorre quando o próprio sistema imunológico do paciente ataca as células do fígado, causando um quadro semelhante ao da hepatite viral.

Entra aqui também a hemocromatose, um problema genético que faz a pessoa absorver muito ferro em sua corrente sanguínea, que acaba se acumulando no fígado, lesionando o órgão.

As doenças do fígado têm sintomas semelhantes?

Como destaca a Agência de Notícias das Hepatites, é comum profissionais de saúde se apressarem a dar um diagnóstico de hepatite B ou C por essas doenças serem tão comuns. Isso acontece porque os sintomas da maioria das doenças que atacam o fígado são semelhantes, variando apenas na intensidade e velocidade em que aparecem.

Entre os principais sintomas de doenças do fígado estão: icterícia, urina escura, fezes claras, cansaço e, em quadros mais graves, distensão do abdome por acúmulo de líquido (barriga d’água), febre e sangramentos.

No caso de apresentar um ou mais sintomas, a pessoa deve procurar seu médico e ser encaminhado a um especialista, que é o hepatologista. Enquanto isso, também é importante tomar certos cuidados com a alimentação.

O que comer para cuidar do fígado?

Para evitar o estresse de um fígado doente, dê preferência a alimentos de fácil digestão, como peixes, frango sem pele, saladas e, principalmente, folhas verde-escuras e arroz branco sem tempero. Tudo deve ser preparado com o mínimo de gordura, de preferência cozido ou grelhado.

Além das frituras, evite refrigerante, doces, café e carnes vermelhas. Comidas industrializadas como enlatados, congelados e embutidos também devem ser evitados.

Uma ótima maneira de cuidar da sua saúde é mantendo-se sempre informado sobre o assunto. Assine nossa newsletter para receber atualizações sempre que tivermos um novo post!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.