Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ensina: o que é Laparoscopia e quando ela é indicada

Hipolabor ensina: o que é Laparoscopia e quando ela é indicada

Foi-se o tempo em que os procedimentos cirúrgicos envolviam cortes extensos, muitos pontos ou a necessidade da abertura ampla de partes do corpo do paciente.

Hoje, graças ao surgimento de técnicas minimamente invasivas, como a laparoscopia, é possível realizar intervenções importantes — como cirurgias bariátricas, retiradas de vesículas biliares, operações ginecológicas ou urológicas, entre outras — realizando apenas pequenas aberturas no corpo do paciente.

No post de hoje, entenda mais sobre a laparoscopia e descubra quando ela pode ser realizada:

Afinal, o que é laparoscopia?

O termo laparoscopia deriva do grego “Laparos”, que significa abdome. Logo, a laparoscopia seria uma referência a olhar dentro da cavidade abdominal.

Na medicina moderna, no entanto, o termo se refere à cirurgia ou ao exame pouco invasivo de maneira geral, feito com a ajuda de uma microcâmera e utilizando-se de pequenas incisões.

Estando o paciente internado e sob efeito de anestesia geral, o médico inicia o procedimento. Por meio da técnica, o cirurgião insere no paciente o laparoscópio, um cabo de fibra óptica por meio do qual ele poderá visualizar as estruturas internas do corpo humano. Em um outro pequeno corte, ele pode inserir outras ferramentas cirúrgicas, como o bisturi para realizar a cirurgia.

O médico se guiará pelas imagens trazidas pela câmera para conduzir a cirurgia. Para facilitar a movimentação dos materiais dentro do espaço abdominal, o profissional deve inserir dióxido de carbono para distender o ambiente interno do organismo, o que pode provocar um pouco de desconforto ao paciente no pós-operatório.

Quais as vantagens da laparoscopia em relação à cirurgia convencional?

Existem diversas vantagens da técnica menos invasiva sobre procedimentos tradicionais. Vejamos algumas delas:

1. Cortes menores

No procedimento laparoscópico, as incisões costumam ter até um centímetro ou um centímetro e meio e exigem entre um e dois pontos para serem fechadas, reduzindo a necessidade de curativos e facilitando a cicatrização.

2. Menor risco de infecção

Por evitar menor exposição de áreas internas a bactérias do centro cirúrgico e no cotidiano do pós-operatório, a laparoscopia reduz a chance de complicações por infecções.

3. Recuperação mais rápida

O paciente tende a se recuperar e a ter alta hospitalar mais rapidamente do que aqueles submetidos aos procedimentos convencionais.

4. Menos dor

Pacientes também costumam reportar menos dor depois de passar por um procedimento de laparoscopia possivelmente porque a técnica requer uma movimentação menor de tecidos e órgãos. Assim, precisam tomar menos medicação.

5. Pequenas cicatrizes

As cicatrizes deixadas pela cirurgia são diminutas, eventualmente imperceptíveis, e diminui-se a chance de aparecimento de queloides.

Existem desvantagens na laparoscopia?

São poucas e facilmente compensadas pelas vantagens, mas existem sim algumas desvantagens nesse procedimento. Vamos a elas:

  • Desconforto abdominal: no pós-operatório, caso tenha sido necessário o uso de dióxido de carbono para distender o abdome, isso pode provocar um pouco de dor;
  • Perfuração de órgãos internos e hemorragias: são eventos raros, mas podem acontecer, caso o médico cometa um erro no manuseio da câmera ou do bisturi.

Em quais casos a laparoscopia é indicada?

O uso da técnica é muito comum nas seguintes situações:

  • Cirurgia bariátrica (redução de estômago e/ou intestino);
  • Retirada de órgãos inflamados ou infeccionados como vesícula biliar, baço ou apêndice;
  • Tratamento de hérnias abdominais;
  • Remoção de tumores intestinais, especialmente do reto, ou de pólipos do cólon;
  • Cirurgia ginecológica, como histerectomia, ou tratamento de endometriose.

Gostou de saber mais sobre a laparoscopia? Não quer perder nenhuma das nossas atualizações? Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.