Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Toxoplasmose ocular: saiba os perigos dessa doença

Toxoplasmose ocular: saiba os perigos dessa doença

Diminuição da visão, olhos vermelhos, pontos flutuando na frente dos olhos e dor. Esses podem ser sintomas da toxoplasmose ocular, uma infecção que, possivelmente, causa lesões nos olhos.

A toxoplasmose (que não é uma das doenças oculares mais comuns, mas pode ser grave) pode atingir diversos órgãos, sendo chamada de ocular quando ocorre em um ou mais olhos.

Neste post, vamos explicar como essa infecção ocorre, quais são seus sintomas e formas de diagnóstico, tratamento e prevenção para evitar a doença.

Continue nos acompanhando!

1. O que é a toxoplasmose ocular?

A toxoplasmose ocular é uma infecção dos olhos causada pelo protozoário toxoplasma gondii. Ela pode causar diversas lesões que, em quadros mais graves e complicados, levam inclusive à cegueira.

2. Como ocorre a toxoplasmose ocular?

A infecção pelo toxoplasma pode se dar, principalmente, através de duas formas:

  • Ingestão de cistos do parasita em verduras e carnes mal cozidas;
  • Por meio da placenta, de mãe para filho, durante a gestação (transmissão vertical).

3. Quais são os principais sintomas?

Os sintomas mais comuns da toxoplasmose ocular são a diminuição da visão de forma geral e a visualização de pontos flutuantes na frente dos olhos. A perda de visão pode ser maior de acordo com o tamanho da lesão.

Além disso, também podem estar presentes dor e alta pressão ocular, assim como vermelhidão e fotofobia.

4. Quais os riscos da toxoplasmose para a saúde dos olhos?

Essa infecção pode atingir a parte anterior do olho, o que geralmente não deixa sequelas (se tratada adequadamente, é claro). Mas a toxoplasmose ocular pode, também, atingir a retina ou a coróide, deixando cicatrizes que provocam diminuição da visão. Quanto maior a lesão, maior a perda desse sentido.

5. Como é feito o diagnóstico da toxoplasmose ocular?

O diagnóstico da toxoplasmose ocular é feito através da realização de exames, tais como o mapeamento da retina e o exame de fundo de olho. Com eles, o médico pode ver as lesões esbranquiçadas.

Além disso, exames de sangue (sorologia IgM e IgG para toxoplasmose) podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico.

6. Quais os tratamentos existentes?

O tratamento da toxoplasmose é semelhante nos diversos órgãos nos quais ela pode aparecer: por meio de antibióticos e ácido folínico. Durante a gestação, utiliza-se a espiramicina.

Medicamentos a base de corticoide também podem ser utilizados para amenizar a dor. Em casos de descolamento da retina, catarata e algumas outras complicações, por outro lado, é necessário intervir com um tratamento cirúrgico.

Infelizmente, não é possível recuperar os locais afetados pelas lesões e, por isso, o quanto antes um oftalmologista for procurado para iniciar o tratamento, menores serão as sequelas. Além disso, é possível que um paciente volte a apresentar a infecção após o tratamento, então tome cuidado!

7. Como se prevenir contra a toxoplasmose?

Como a infecção pelo toxoplasma se dá principalmente através da ingestão de alimentos contaminados, é preciso evitar comer verduras e carnes mal lavadas e mal cozidas.

Mulheres grávidas devem realizar um pré-natal adequado, pois caso seja descoberta uma infecção durante a gestação, é possível utilizar medicamentos para evitar a transmissão para o filho. Se você está tentando engravidar, esteja alerta a isso.

E aí, ainda resta alguma dúvida sobre a toxoplasmose ocular? Compartilhe conosco nos comentários!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.