Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: Entenda como funciona o óleo de prímula

Hipolabor explica: Entenda como funciona o óleo de prímula

Você provavelmente já ouviu falar sobre o óleo de prímula, especialmente quando o assunto é o tratamento de sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual). Mas será que você conhece todos os seus benefícios?

Afinal, o óleo de prímula é indicado só para mulheres ou os homens também podem se beneficiar do composto? Esclareça essa e outras dúvidas no post de hoje!

Quais são os benefícios do óleo de prímula?

Função anti-inflamatória

Esse óleo é extraído das sementes da prímula, planta cujo nome científico é Oenothera biennis. O composto é rico em uma substância chamada ácido gama linolênico (GLA), usado para a síntese da prostaglandina, que tem função anti-inflamatória e atua no fortalecimento do sistema imunológico.

Por isso, respondendo a uma das perguntas do início do post, ele não deve ser usado somente por mulheres. Isso porque, apesar de ter se popularizado no tratamento de problemas que afetam esse público, o óleo de prímula é eficaz no combate a doenças inflamatórias que também afetam os homens, como a artrite reumatoide.

O óleo de prímula é utilizado, ainda, no controle de inflamações associadas à endometriose e no combate à dermatite atópica, doença inflamatória crônica que provoca intensa coceira e irritação na pele. Nesses casos, as substâncias anti-inflamatórias do composto agem diminuindo a sensação de coceira, ao mesmo tempo que o produto evita que a pele perca muita água, mantendo-a mais hidratada.

Controle dos hormônios femininos

Além de seu potencial anti-inflamatório, o óleo de prímula também atua no controle dos hormônios femininos, devido à presença do ácido linoleico em sua composição — daí a sua popularização no combate aos sintomas da TPM, como cólicas, dores nos seios e irritabilidade.

Aliás, por sua atuação nos hormônios femininos, o óleo de prímula também vem sendo utilizado para reduzir os sintomas da menopausa e para provocar uma maior sensação de bem-estar, já que ele ajuda a diminuir os afrontamentos — problema que atinge cerca de 75% das mulheres nessa fase e é caracterizado por uma sensação repentina de calor acompanhada de suor.

Como usar o óleo de prímula?

Por tratar-se de um composto natural, não é preciso ter uma receita médica para comprar o produto. A dosagem ideal pode variar de uma pessoa para outra, mas, via de regra, o consumo diário fica entre 500 mg e 1000 mg.

O produto é apresentado em cápsulas e, normalmente, seu consumo é fracionado em duas ou três porções diárias. Para que o composto seja melhor absorvido, elas devem ser tomadas antes das refeições, respeitando a dose recomendada.

O uso do óleo de prímula tem efeitos colaterais?

Muito raramente, pacientes que fazem uso do óleo de prímula podem apresentar efeitos colaterais, como náuseas e enjoos. Além disso, o óleo não deve ser consumido por pessoas que apresentam problemas neurológicos, distúrbios hemorrágicos, esquizofrenia e nem por gestantes, uma vez que o composto interfere na produção hormonal, o que poderia afetar o desenvolvimento do bebê.

Gostou de entender um pouco mais sobre o funcionamento do óleo de prímula no organismo e suas aplicações no tratamento de diversos problemas de saúde? Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe-a no campo de comentários! Nós vamos adorar ouvir você!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.