Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor alerta: 5 cuidados com a pele fundamentais no verão

Hipolabor alerta: 5 cuidados com a pele fundamentais no verão

Na época de calor intenso, as pessoas fazem mais atividades ao ar livre e muitas vão aproveitar as férias na praia. No entanto, é preciso lembrar-se dos tão necessários cuidados com a pele.

Com a alta intensidade dos raios solares, esses cuidados são essenciais para evitar queimaduras, desidratação e até um possível câncer. Mas você sabe como se prevenir e manter sua pele sempre linda e saudável?

Acompanhe as dicas a seguir sobre cuidados com a pele e saiba como aproveitar melhor o verão!

1. Mantenha a pele limpa

Como nos dias de calor a produção de suor aumenta, é importante manter a pele sempre limpa e seca para evitar micoses — causadas por fungos e alergias. Veja alguns cuidados que você pode ter em relação a isso:

  • tomar até dois banhos por dia;
  • utilizar sabonete antisséptico para eliminar bactérias e micro-organismos;
  • secar bem as axilas, dedos dos pés e virilha após o banho;
  • não ficar com roupas molhadas por muito tempo;
  • evitar calçados fechados e roupas muito quentes e justas;
  • não andar descalço onde houver pisos úmidos, como vestiários e saunas.

Além disso, não se esqueça de usar um creme hidratante, principalmente nas mãos, pés, joelhos e cotovelos — as partes do corpo em que a pele fica mais seca.

2. Use roupas e acessórios propícios para o calor

É sempre bom andar com chapéu ou boné e usar roupas de algodão quando for fazer atividades ao ar livre. Evite usar roupas feitas de tecidos sintéticos, além disso.

Na praia, o uso de barracas e guarda-sóis também é importante: ambos devem ser de lona ou algodão, pois esses materiais absorvem 50% da radiação UV.

Use também os óculos de sol, que previnem lesões na córnea e cataratas. Evitar a exposição ao sol entre 10 e 16 horas do horário de verão também é necessário. Não se esqueça também de utilizar o protetor solar, mesmo no dia a dia — não é preciso estar na praia para se cuidar!

3. Use sempre o protetor solar

Falando nele, muitas pessoas não gostam ou se esquecem de passar o protetor solar na pele antes de sair para a rua ou ir para a praia. Mas isso é imprescindível para a pele: uso diário do protetor evita o câncer de pele.

O recomendado é passar o protetor solar de 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol. Quem está na praia ou piscina deve reaplicar a cada 3 horas.

Para o dia a dia, pode-se usar o filtro com Fator de Proteção Solar (FPS) 15 ou 20. Já para quem vai ter uma exposição solar mais longa, o FPS 30 ou maior, é ideal.

O protetor solar pode ser aplicado em bebês a partir dos seis meses de idade, e deve-se utilizar um que seja adequado para a pele sensível da criança.

Lembre-se de que é na faixa dos 0 aos 20 anos de idade que ocorre 75% da radiação acumulada durante toda a vida!

4. Redobre a hidratação

Nos dias mais quentes, a hidratação deve ser redobrada — tanto por dentro, quanto por fora! Por isso, abuse da ingestão de líquidos no verão: consuma muita água, sucos de frutas, chás gelados e água de coco.

Como mencionado anteriormente, o uso do hidratante na pele também é necessário, pois ajuda a manter a quantidade de água perdida e evita o ressecamento.

5. Evite tratamentos de pele no verão

Tratamentos de pele que feitos a laser e com produtos químicos devem ser evitados, pois podem danificar a pele e causar manchas difíceis de serem removidas caso você pegue sol depois de realizá-los.

Procure fazer esses tratamentos durante o outono ou inverno, quando o sol está menos forte e, a temperatura, mais amena.

Você pode fazer esfoliações na pele — principalmente no rosto e nos pés — para remover as células mortas uma vez por semana. Assim, sua pele estará sempre renovada!

Siga essas dicas de cuidados com a pele e fique sempre protegida durante o verão! Quer receber mais conteúdos como este diretamente em seu e-mail? Assine a nossa newsletter!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.