Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Queda de cabelo: entenda as principais causas e saiba como tratar

Queda de cabelo: entenda as principais causas e saiba como tratar

Queda de cabelo é algo que faz tanto homens quanto mulheres entrarem em pânico. Chamado de alopecia, esse problema é bastante comum e atinge milhares de pessoas no mundo inteiro.

Antes de qualquer coisa, vamos desmistificar dois conceitos que são facilmente confundidos: a queda de cabelo e a calvície. Enquanto a calvície acontece com maior frequência nos homens, a queda de cabelo é mais comum entre as mulheres.

Quer entender quais são as causas da alopecia e como evitá-la? Continue a leitura e confira:

Quais são as principais causas da queda de cabelo?

A queda de cabelo é algo normal e vivida por todos: perdemos, diariamente, cerca de 50 a 100 fios. Considerando que possuímos mais de 100 mil fios na nossa cabeça, 100 fios por dia até que não é lá muita coisa, não é?

Também é normal que isso ocorra de forma mais acentuada durante o envelhecimento — afinal, os fios vão ficando mais finos e a queda de cabelo pode ser tornar mais intensa.

Porém, existem situações nas quais ela se torna exagerada e a pessoa passa a perder muito mais que 100 fios por dia.  As causas para isso podem ser diversas, como:

Mudanças hormonais

É um caso de queda temporária que afeta grande parte das mulheres. São alterações que ocorrem por vários motivos: gestação, parto, uso de pílulas anticoncepcionais e menopausa.

Patologias diversas

Problemas na tireoide (principal glândula que atua na regulação de diversos hormônios), quedas no sistema imunológico, infecções que podem afetar diretamente o couro cabeludo — como as micoses — e outros tipos de doenças de pele — lúpus, por exemplo — têm a alopecia como sintoma.

Uso de medicamentos

Alguns tipos de substâncias medicamentosas podem provocar a queda de cabelo. Um exemplo bastante conhecido é a quimioterapia, muito utilizada para o tratamento do câncer. Outros remédios também afetam a saúde dos fios, como os prescritos para tratar depressão, problemas cardíacos e artrite.

Doenças de fundo emocional

Eventos traumáticos e até mesmo o estresse diário são causas da queda capilar. Essas patologias podem deflagrar uma queda de cabelo generalizada em várias partes do couro cabeludo.

Uso de produtos químicos

Tinturas, selagem, escova progressiva, relaxamento e outros procedimentos capilares enfraquecem não apenas o fio, como também a raiz do cabelo, provocando a queda. E não são apenas os produtos químicos: escovar com muita força, usar frequentemente chapinha e modelador de cachos também destroem a fibra capilar.

Como realizar o tratamento?

Caso você perceba que a sua queda de cabelo está mais intensa que o habitual, procure um médico um dermatologista. Os profissionais costumam receitar medicamentos e os seus horários devem ser seguidos à risca.

Os remédios mais comuns são à base de latanoprosta (muito utilizada em colírios de glaucoma), minoxidil e complexo de vitaminas. Há também a opção de microagulhamento.

E atenção: nunca tome medicação por conta própria nem use algum produto por indicação de amigos.

Como evitar a queda de cabelo?

Para evitar ou mesmo interromper a queda excessiva, alguns cuidados são essenciais e saudáveis. Você pode, por exemplo, introduzir ricas fontes de vitamina A e do complexo B.

Lavar o cabelo no intervalo correto ajuda a evitar a queda, já que ela pode ser causada pelo excesso de oleosidade. Fazer massagem no couro cabeludo também ajuda no crescimento, pois estimula a vascularização da região e, assim, os fios tendem a crescer.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre queda de cabelo e outros assuntos relacionados à saúde e bem-estar? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades que compartilhamos!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.