Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Dores na coluna: 5 causas para ficar de olho!

Dores na coluna: 5 causas para ficar de olho!

Além de eventuais traumas, sedentarismo, uso excessivo de saltos e excesso de atividades físicas, as dores na coluna também podem ser causadas por outros problemas, alguns ainda mais sérios.

Por isso, no post de hoje, explicamos 5 causas de dores na coluna que precisam de atenção para buscarmos o tratamento adequado. Acompanhe.

1. Hérnia de disco

A hérnia de disco é uma das causas mais comuns de dores na coluna. Ela ocorre quando parte de um disco intervertebral sai da posição normal e acaba comprimindo as raízes nervosas ramificadas a partir da medula espinhal.

O sedentarismo, o excesso de peso e as atividades físicas que precisam de um grande esforço podem provocar a hérnia de disco, que também pode ser causada por conta de movimentos repetitivos no trabalho que exigem muito dos músculos das costas. Há evidências, ainda, que a genética também possa desempenhar um papel importante no desenvolvimento das hérnias.

2. Lombalgia

Caracterizada por uma dor na região lombar, localizada na parte baixa da coluna próxima à bacia, a lombalgia pode ser de dois tipos quanto à sua duração:

  • Aguda: popularmente conhecida como o “travamento das costas” que pode acontecer por vários motivos, como a musculatura cansada e dolorida por conta de uma sobrecarga, por exemplo. A dor leva de 4 a 6 semanas para desaparecer, se tratado corretamente.
  • Crônica: nesse caso, a dor leva mais de 12 semanas para desaparecer. A evolução da fase aguda para a fase crônica não é muito comum.

Geralmente, a lombalgia é causada por problemas de postura ao sentar-se, deitar-se, abaixar-se ou carregar algum objeto muito pesado. Também há casos em que ela ocorre por conta de inflamações, infecções, hérnias de disco, artrose e até por problemas emocionais.

3. Espondilite anquilosante

É uma doença sem cura que causa inflamação crônica nas articulações do corpo, como a coluna, os joelhos, o quadril e os ombros. Ela também pode afetar outras partes do corpo, como os olhos, por exemplo.

A espondilite anquilosante faz as vértebras da coluna se fundirem, tornando-a menos flexível. Geralmente, o resultado é uma postura mais curvada para frente.

Ainda não existe uma causa conhecida que leva à doença, mas sabe-se que existe um fator genético que a facilita — chamado HLA-B27. Em geral, estes são os fatores de risco:

  • ser adulto jovem ou adolescente e do sexo masculino, pois a incidência é maior entre os homens;
  • ter herdado o marcador genético HLA-B27, embora quem tenha herdado não desenvolverá obrigatoriamente a doença.

4. Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória que causa dores nas articulações e deformações com o passar do tempo. A parte superior da coluna cervical também pode ser afetada e danificada pela inflamação.

Assim como a espondilite anquilosante, também não se sabe ao certo a causa da artrite reumatoide. Acredita-se que ela seja causada devido a um ataque ao tecido que cobre as articulações (chamado de sinóvia) pelo sistema imunológico do corpo.

A doença é mais comum de ocorrer em mulheres entre os 20 e 50 anos de idade.

5. Escoliose

A característica mais comum da escoliose é a deformidade da coluna vertebral em forma de curva, podendo ser acompanhada de rotação das vértebras. Dentre os vários tipos, existem três que ocorrem com mais frequência:

  • Escoliose congênita: ocorre na formação das vértebras ou na fusão dos ossos da coluna do recém-nascido ou feto;
  • Escoliose neuromuscular: é causada por problemas neurológicos que determinam fraqueza dos músculos, controle precário deles ou paralisia causada por doenças como pólio, distrofia muscular ou espinha bífida;
  • Escoliose idiopática: não tem causa conhecida e pode ocorrer em crianças, adolescente e jovens em fase de imaturidade do esqueleto.

Existem outras doenças que podem provocar dores na coluna e, por isso, é necessário avaliar os sintomas, desenvolver um estilo de vida saudável e procurar ajuda especializada, pois, como diz a sabedoria popular, “sentir dor não é normal”.

Se esse post lhe ajudou a esclarecer algumas dúvidas sobre esse tema, compartilhe-o em suas redes sociais para também informar os seus amigos e familiares!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.