Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Cólica menstrual: entenda as causas e aprenda a driblar a dor!

Cólica menstrual: entenda as causas e aprenda a driblar a dor!

A cólica menstrual é uma das queixas mais comuns entre as mulheres, podendo não ter uma causa específica ou ser consequência de alguma doença ginecológica. Apesar de ser tão comum, as pessoas nem sempre entendem a fisiopatologia por trás das cólicas ou sabem qual é a melhor forma de resolver esse incômodo.

Quer descobrir tudo sobre a cólica menstrual? É só conferir o restante do post!

O que é a cólica menstrual?

A cólica menstrual é uma sensação de dor do tipo cólica na região mais baixa do abdome que se associa à menstruação, podendo surgir junto ou pouco antes do sangramento.

A sensação de dor ocorre devido às contrações uterinas mediadas por algumas substâncias inflamatórias (as prostaglandinas). À medida que chega a época da menstruação, o organismo aumenta a liberação de prostaglandinas, forçando o útero a se contrair e descamar parte do endométrio.

Quando a produção de prostaglandinas é muito grande, o útero contrai com mais força e gera cólicas mais intensas.

Quais são os sintomas de cólica menstrual?

Apesar do mais típico ser a sensação de dor na barriga, outros sintomas também podem estar presentes:

  • diarreia;
  • náusea;
  • vômitos;
  • dor de cabeça;
  • dor nas costas;
  • cansaço;
  • irritação;
  • vertigem;
  • desmaio.

O que causa a cólica menstrual?

A cólica menstrual pode ser considerada primária ou secundária.

Quando primária, a cólica não tem uma causa definida e é considerada natural ao organismo da mulher, surgindo poucos anos após a primeira menstruação e mantendo o mesmo padrão ao longo dos anos. Normalmente a dor é mais forte no primeiro dia de menstruação e melhora em no máximo 72 horas.

Já a cólica secundária é consequência de alguma outra doença ginecológica que irrita e inflama o útero, como a endometriose, a doença inflamatória pélvica ou os miomas uterinos. Nesse caso, a cólica só surge depois da doença de base e é curada quando essa doença é tratada, mantendo-se por um período mais longo dentro do ciclo menstrual.

É necessário ir ao médico devido a cólicas menstruais?

Quem tem cólicas intensas deve realizar um acompanhamento com o ginecologista para que ele possa excluir as causas secundárias de cólica menstrual e oferecer soluções para o problema.

Como resolver a cólica menstrual?

Soluções caseiras como o uso de bolsas de água quente, realização de exercícios físicos e ingestão de líquidos e chás podem ter um efeito analgésico e ajudar a melhorar cólicas leves ou moderadas.

No caso de cólicas mais intensas, o uso de medicamentos anti-inflamatórios não-esteroidais (AINES) é recomendado. A maioria dos ginecologistas considera que o ácido mefenâmico ou o ibuprofeno trazem o alívio mais rápido e duradouro da dor, mas também é recomendado que a medicação seja iniciada ao menor indício de cólica, de preferência até mesmo antes da cólica surgir, para que o efeito seja maior.

Existe algum tratamento definitivo para as cólicas?

Quando o uso do anti-inflamatórios não é suficiente, é possível utilizar métodos anticoncepcionais hormonais que controlam melhor o ciclo menstrual e reduzem o fluxo menstrual, reduzindo também as contrações uterinas.

Para isso, tanto as anticoncepcionais orais, adesivos ou vaginais quanto o DIU de hormônios são boas opções, sendo necessário passar por uma avaliação do ginecologista para que a melhor escolha seja feita.

Entendeu tudo sobre a cólica menstrual? Então assine a nossa newsletter para não perder as próximas publicações do blog!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.