Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ajuda: como ter destaque no mercado de trabalho em 2017?

Hipolabor ajuda: como ter destaque no mercado de trabalho em 2017?

Em tempos de crise econômica, estar bem preparado profissionalmente é essencial. Nos últimos dois anos, o Brasil acumulou um forte recuo no PIB, o que resultou em uma das piores recessões da história. Em meio a esse cenário delicado, é ainda mais necessário que os profissionais se atualizem para conseguir destaque no mercado de trabalho.

Manter a calma e procurar boas referências profissionais é fundamental. Além disso, um bom networking pode contribuir muito para a sua recolocação no mercado.

Para falar um pouco mais sobre como agir para se sobressair em busca de oportunidades de trabalho, listamos abaixo algumas dicas que ajudarão você a se destacar na hora de concorrer a uma vaga:

O que fazer para ter destaque no mercado de trabalho?

Infelizmente, não há uma fórmula que traga resultados imediatos na busca por recolocação profissional. Contudo, existem caminhos que podem ser seguidos para conseguir chamar a atenção dos recrutadores e vencer o desemprego.

Para isto, é essencial utilizar o tempo livre para investir em novos conhecimentos e especializações. Plataformas com cursos online são boas alternativas com opções grátis e pagas.

Outra dica é ter atenção às descrições de ofertas profissionais: observe que determinadas competências recebem maior atenção. Analise bem as solicitações dos anúncios de vagas e aprimore suas habilidades de acordo com o que o mercado mais demandar.

Seguindo essas dicas, certamente, você estará um passo à frente quando surgirem boas oportunidades.

O que é preciso praticar para conseguir boas oportunidades?

Além das dicas acima, algumas práticas podem ser fundamentais para alcançar destaque no mercado de trabalho. Entre elas estão:

Atualizar o currículo

A atualização constante do currículo nas plataformas de vagas é essencial. Algumas dessas plataformas utilizam as atualizações de currículo como forma de ranquear os candidatos. Quanto mais atualizado o seu currículo, mais destacado você aparecerá para os recrutadores.

Uma boa dica é revisar o currículo, para que ele apresente com a maior clareza possível a descrição de suas experiências e objetivos. Evidencie suas principais habilidades para que isso possa, de fato, contar pontos a seu favor.

Quanto mais fácil o entendimento sobre o seu perfil profissional, maiores serão as oportunidades de ser contado para uma vaga perfeita.

Manter o foco

Manter o foco na sua especialização profissional é essencial. De maneira geral, isso significa que você não deve sair se candidatando às quaisquer vagas que surgirem. Embora a necessidade muitas vezes fale mais alto, esse comportamento diminui as possibilidades de ser chamado para entrevistas, já que candidatos especializados estarão à sua frente.

Essa atitude pode aumentar a sensação de frustração e o desânimo por não ser lembrado. Portanto, valorize suas especializações e foque em oportunidades em que você realmente possa se sobressair.

Praticar o autoconhecimento

Conhecer e valorizar seus principais diferenciais em relação ao mercado é essencial. Com autoconhecimento, você identifica quais foram talentos que te trouxeram valorização profissional e, também, o que precisa ser melhor desenvolvido para que você seja um profissional mais completo.

Uma boa maneira de saber em quais pontos melhorar é conversando com antigos colegas profissionais, amigos próximos e, até mesmo, com um profissional de coaching, eles ajudarão você a entender quais pontos comportamentais podem ser aprimorados.

Alimentar o networking

Em períodos de crise, um bom networking é fundamental. Mesmo em tempos de tecnologia, o antigo “boca a boca” e as indicações ainda são as melhores maneiras de conseguir boas oportunidades.

Por isso, mantenha uma boa rede de contatos com profissionais e amigos que atuam no seu setor, e participe de seminários, palestras e cursos nos quais você possa ampliar sua rede de contato.

Aproveite os recursos que a internet oferece e busque grupos de redes sociais com profissionais que troquem dicas e conhecimentos. Sempre que possível, alimente seu network com indicações de vagas que não se encaixam no seu perfil, mas podem ser interessantes para outros colegas. Lembre-se do ditado “uma mão lava a outra” e entenda que ajudar alguém agora pode significar futuras indicações a você.

Gostou dessas dicas para ter destaque no mercado de trabalho? Então aproveite para baixar o Guia Hipolabor Para Farmacêuticos e ficar por dentro do segmento farmacêutico, possíveis especializações e dicas valiosas para sua carreira!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.