Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor alerta: descubra quais são os sintomas das DSTs mais comuns

Hipolabor alerta: descubra quais são os sintomas das DSTs mais comuns

Falar sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST) é sempre muito importante. Afinal, qualquer pessoa sexualmente ativa está sujeita a adquirir esse tipo de enfermidade caso não coloque alguns cuidados em prática, como o uso de camisinha e outros tipos de preservativo, por exemplo.

São diversos os sinais em nosso corpo que denotam a presença de doenças como a AIDS, o HPV, a clamídia, a gonorreia, entre outras. Para mostrar a você como identificar esses sintomas, listamos aqui alguns sinais que você precisa ficar de olho antes de consultar um médico especialista.

Verrugas genitais

Pequenas verrugas nos órgãos genitais e arredores, tanto em homens como em mulheres, podem ser um alerta para doenças sexualmente transmissíveis.

Nas mulheres, em específico, as verrugas podem indicar ainda a presença do HPV, que, se não for tratado no estágio inicial, pode contribuir para o desenvolvimento de doenças mais graves, como o câncer de colo de útero.

Cheiro forte

Ao perceber um cheiro forte e até mesmo desagradável nas partes íntimas, é necessário buscar por um especialista. Isso deve ser feito pelo fato de o odor poder ser causado por bactérias ou infecções contraídas em relações sexuais.

Coceira

Se você tiver coceira nos órgãos genitais, não quer dizer que necessariamente está contaminado por uma DST: esse sintoma pode se dar por diversos outros motivos, como a contaminação pelo fungo cândida, causador da candidíase.

Quem tem essa condição também pode apresentar uma espécie de corrimento. Entretanto, a coceira também pode ser sinal de algo mais sério, então vale a pena prestar atenção!

Corrimento vaginal

É comum que as mulheres tenham corrimento vaginal na semana que antecede o seu período menstrual. Porém, se o corrimento persistir e apresentar odor e cor amarelada, branca ou próxima ao verde, pode indicar uma infecção ou doença sexualmente transmissível, como a gonorreia.

Secreção anal

As DSTs também podem ser transmitidas no sexo anal e, em casos assim, pode haver a descarga de secreção no ânus. Essa secreção pode indicar uma infecção causada por bactérias e um médico deve ser consultado para verificar o que está ocorrendo.

Dificuldade para urinar

Mais comum entre os homens — mas também presente entre as mulheres —, a dificuldade, desconforto ou dor ao urinar também pode ser um indicativo de que uma DST foi adquirida em uma relação sem proteção.

Geralmente, a dor ou ardência pode caracterizar a gonorreia e a clamídia, mas também pode ser uma simples infecção urinária. Por isso, é importante consultar um médico e realizar exames para o correto diagnóstico do que está acontecendo.

Estar atento aos sintomas das DSTs é fundamental para que você garanta a sua saúde e a de seus parceiros, tendo, assim, uma vida sexual saudável e prazerosa. Vale lembrar que a prevenção é sempre a melhor opção para não contrair uma DST! Por isso, sempre use preservativo ao se relacionar com alguém, principalmente se o parceiro não for fixo.

Quer saber mais sobre os principais métodos preventivos? Confira agora como se proteger das DSTs.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.