Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Entenda os benefícios dos suplementos vitamínicos

Entenda os benefícios dos suplementos vitamínicos

Suplementos vitamínicos representam um suporte para o organismo. Atendem, em especial, às diversas situações em que o corpo se ressente da disponibilidade desses nutrientes fundamentais para o seu funcionamento regular.

Sua utilização é a maneira mais fácil de suprir as demandas do organismo em função das condições em que ele se encontra ou das atividades que a pessoa desenvolva.

Continue a leitura deste post e entenda os benefícios dos suplementos vitamínicos!

1. Fortalecimento da imunidade do organismo

A capacidade do organismo se defender de invasores (vírus, bactérias e fungos) é propiciada pelo sistema imunológico, que requer algumas vitaminas e minerais para seu correto funcionamento.

Assim, em situações em que a dieta da pessoa não supre tais nutrientes ou quando o organismo não processe adequadamente sua absorção, a solução efetiva é a suplementação vitamínica.

São exemplos de nutrientes essenciais para a manutenção e adequado funcionamento do sistema imunológico as vitaminas A, C, E, B9 (ácido fólico), assim como os minerais selênio e zinco, principalmente.

2. Suporte a praticantes de atividades físicas

As vitaminas regulam o metabolismo e diversas funções orgânicas. Na verdade, são essenciais no mecanismo energético de gorduras, carboidratos e proteínas.

Por essa razão, em especial os praticantes de atividades físicas de alta intensidade demandam mais as vitaminas B1, B2 e B6 (vitaminas do complexo B), que são envolvidas diretamente com os processos de geração de energia para o corpo.

A suplementação se torna mais importante a partir do momento que a ingestão de frutas e legumes pelo atleta se torna deficiente.

3. Suplementação em determinadas doenças

Algumas doenças provocam restrições no processo de absorção de nutrientes vitamínicos pelo organismo. Entre essas doenças, destacam-se:

  • diverticulite;
  • doença celíaca (intolerância ao glúten);
  • retocolite ulcerativa;
  • doença de Crohn (inflamação gastrointestinal).

Nesses casos, há necessidade de suplementação vitamínica não apenas para fornecer os nutrientes que enfrentam dificuldades para ser absorvidos, mas também para fortalecimento das defesas do organismo dessas pessoas.

4. Combate aos processos de envelhecimento

Os processos de envelhecimento do corpo não ocorrem apenas na apresentação visual — como nas condições da pele. Os tecidos musculares e as células do sistema imunológico também envelhecem.

A principal atividade capaz de atenuar esse andamento natural é a dos antioxidantes. Essas substâncias são capazes de anular a ação oxidativa dos radicais livres sobre as células e os tecidos do corpo. Além disso, reforçam as defesas do organismo e fortalecem os tecidos em geral.

Entre os principais antioxidantes que combatem os processos de envelhecimento estão as vitaminas A, C e E, além do mineral selênio.

5. Benefícios em condições específicas

A suplementação vitamínica, além dos benefícios antes apontados, também oferece sua ajuda em condições específicas como as demonstradas a seguir.

Nas dietas restritivas

A adoção de dietas com determinadas restrições, por razões terapêuticas ou com vistas a tratamentos estéticos, pode limitar o acesso a importantes nutrientes para o organismo. Nesses casos, sem afetar a dieta, os suplementos vitamínicos podem atender à demanda nutricional ofertando os elementos ausentes na alimentação escolhida.

Durante a gestação

A gestação é um período no qual o bebê em formação e a gestante podem ser atendidos nas suas necessidades nutricionais por meio da suplementação vitamínica. Em geral, são recomendadas as vitaminas A, C, D e as do complexo B, além de cálcio e ferro.

Em idades mais avançadas

À medida que envelhece, o organismo torna-se mais suscetível às doenças. Além disso, alguns medicamentos comumente utilizados restringem a capacidade de absorção de determinadas vitaminas.

Desse modo, os suplementos vitamínicos podem fornecer os nutrientes que fortalecem o sistema imunológico e aqueles que são menos absorvidos em razão de medicação.

Quaisquer que sejam as necessidades, a utilização de suplementos vitamínicos deve ser orientada por um médico ou nutricionista, a fim de que seja conduzida de forma segura e alcance seus objetivos.

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.