Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Conheça 5 benefícios de uma boa noite de sono

Conheça 5 benefícios de uma boa noite de sono

Dormir bem é um dos fatores primordiais para manter a saúde em dia e melhorar a qualidade de vida. Os benefícios de uma boa noite de sono vão desde o combate à obesidade até a diminuição da irritabilidade e do estresse.

Hoje, você vai descobrirá em nosso post alguns dos mais importantes benefícios de se dormir bem — lembrando que uma boa noite de sono inclui dormir de 6 a 8 horas e não acordar frequentemente durante a noite.

Quer conferir? Continue a leitura!

1. Ajuda a prevenir doenças do coração

Uma noite em que você dorme mal ou pouco está ligada diretamente ao aumento de hormônios — como o cortisol, responsável pelo estresse no organismo.

Esse aumento faz com que seu coração trabalhe mais para bombear o sangue e, consequentemente, você fica mais agitado e estressado, podendo também aumentar o risco de ter pressão alta e ataque cardíaco.

2. É ótimo no combate à obesidade

Quem não tem uma boa noite de sono automaticamente acorda no outro dia sem disposição e energia para enfrentar sua rotina. Portanto, essas pessoas já possuem uma tendência maior a evitar exercícios físicos, já que se sentem exaustas já quando saem da cama.

Uma noite mal dormida também pode afetar seu metabolismo: em vez de regulá-lo e fazer com que seu organismo queime calorias frequentemente, a falta de sono pode deixar seu corpo mais lento e, consequentemente, com o metabolismo desacelerado — contribuindo para o aumento de peso.

3. Reduz as chances de desenvolver depressão

Como você viu acima, não ter uma boa noite de sono pode aumentar o nível do cortisol no seu corpo, o que também pode fazer com que você desenvolva um quadro de ansiedade ou depressão.

Dormir entre 6 e 8 horas por noite vai ajudar na regeneração celular de todo o organismo, na produção equilibrada de hormônios e, consequentemente, vai lhe auxiliar a manter corpo e mente equilibrados.

4. Melhora o seu humor

Quem tem insônia sabe que o dia seguinte de uma noite ruim traz um péssimo humor. Dormir bem diminui os efeitos do estresse e da ansiedade no corpo, tornando as pessoas mais bem humoradas e prontas para enfrentar o dia, já que estão com energia e recuperadas do cansaço do dia anterior.

Para quem sofre com o mau humor pós insônia, a sugestão é preparar um ritual para dormir e fazer disso um hábito: acenda velas, leia um bom livro e fique longe de smartphones e de tudo que tenha telas.

Assim, você relaxa seu cérebro e manda uma mensagem ao seu corpo que a hora é de descansar. Se você fizer isso todos os dias, as chances de começar a sentir sono mais cedo são muito maiores.

5. Deixa a memória muito mais aguçada

Quando você dorme bem, consegue absorver melhor as informações importantes que são passadas durante o dia. À noite, seu cérebro vai fazer um tipo de filtragem: eliminar o que não foi tão importante e armazenar o que é preciso.

Para que isso funcione bem, você precisa passar por todas as fases do sono, ou seja, ter boa qualidade e quantidade de horas dormidas.

O sono é um dos fatores mais importantes e influentes na saúde humana. Lembre-se de que dormir bem não é dormir muito, já que o excesso também pode trazer malefícios.

Tente manter uma média adequada de 6 a 8 horas por noite, prepare-se para dormir e ajude seu corpo a relaxar, seja com um livro, fazendo meditação ou ouvindo música: sua saúde agradece!

Quer ficar atento a tudo o que postamos no blog? Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por e-mail!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.