Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Saiba quais são os piores alimentos para a saúde

Saiba quais são os piores alimentos para a saúde

Mesmo quem busca manter uma alimentação saudável corre o risco de ingerir alimentos que não fazem bem ao organismo. Se você se preocupa com a boa nutrição e quer garantir mais qualidade de vida, veja alguns dos piores alimentos para a saúde e saiba o que evitar na sua rotina:

Carnes processadas

As carnes são uma das principais fontes de proteínas, mas alimentos como presunto, salmão defumando ou bacon estão repletos de gorduras que não são nem um pouco saudáveis.

Além de conterem nitratos e inúmeros conservantes, o sódio ainda marca presença para preservar as cores e aparência atraente. A combinação desses ingredientes não tão favoráveis pode levar ao desenvolvimento de doenças de diferentes graus, de pedras nos rins ao câncer.

Trigo

Os pães e receitas preparadas com trigo marcam presença em nossa mesa há muito tempo, mas o que devemos ressaltar é que o trigo atual não tem a mesma qualidade que há décadas atrás.

Os processos industriais alteraram a bioquímica e o trigo atual pode oferecer inúmeros problemas à saúde, resultando em distúrbios celíacos e doenças inflamatórias no sistema digestivo.

Essa atenção não deve ser limitada apenas aos pães brancos, mas também aos integrais, orgânicos e demais versões, por isso, tente evitar o trigo em sua alimentação e invista em substitutos.

Geleia de uva

As uvas são excelentes fontes de resveratrol, mas a geleia pode não ser tão benéfica para nossa saúde. O sabor artificial do produto pode conter alto teor de frutose, o que pode interferir negativamente na saúde a longo prazo. O recomendado é substituí-la por cremes de frutas ou até mesmo uma versão saudável de manteiga.

Refrigerante diet

Apesar de ser tentador, o termo “sem açúcar” pode trazer outras consequências à saúde. Os adoçantes artificiais podem contribuir com o ganho de peso, mesmo a bebida tendo quantidades menor de calorias, além de apoiarem no desenvolvimento de diabetes tipo II.

Margarina

A pequena quantidade de margarina diária pode sim fazer mal. Mesmo sendo preparada a partir de gordura vegetal, ela é um destaque entre esses piores alimentos.

Esse efeito negativo é justificado pela presença de ácidos grãos trans, mas ela também é prejudicial por conta de produtos químicos e compostos oxidantes, utilizados para garantir a textura cremosa. Ela pode contribuir para o aumento de pressão arterial, colesterol e doenças cardíacas.

Defumados

É natural durante as dietas investir em alimentos defumados. Eles nos convencem a consumo devido sua praticidade de preparo e sabor garantido, porém, por trás desses benefícios há efeitos não muito convenientes.

Para sua preservação, adiciona-se nitrato de sódio, e a presença dele pode apoiar na proliferação de vírus e bactérias indesejáveis ao organismo. Esse aditivo pode levar a intoxicações e demais efeitos negativos. A fumaça presente durante a preparação é responsável pelo sabor, mas pode contribuir para a incidência de câncer e outras doenças crônicas.

Chocolate branco

Os chocolates podem ser consumidos de forma moderada e, nessas ocasiões, tente optar pela versão amargo ou meio amago. O cacau pode contribuir com benefícios para melhorar o fluxo sanguíneo, assim auxiliando na proteção dos vasos sanguíneos, enquanto o chocolate branco não oferece benefício algum.

O chocolate branco pouco contribui com a saúde, além de ser rico em gorduras saturadas.

Leite condensado

Esse alimento contém um aditivo que induz à ansiedade e desconfortos digestivos. Afirma-se que o leite condensado pode contribuir para o desenvolvimento de doenças como artrite reumatoide, arteriosclerose e inflamações intestinais, ou até mesmo câncer.

Pipoca de micro-ondas

Elas podem se assemelhar à pipoca preparada na panela, mas os saquinhos contam com um componente tóxico que pode contribuir com o desenvolvimento de câncer, influenciar no funcionamento dos rins e ainda reduzir a fertilidade.

Sabor e saúde

De acordo com as informações, devemos admitir que sabor e benefícios não estão sempre atrelados, por isso é tão importante ler as informações nutricionais e rótulos.

A alimentação deve ser utilizada a favor de nossa qualidade de vida, por isso, de olho nos efeitos não tão nocivos assim, tente investir em substituições saudáveis, assim fugindo desses piores alimentos.

Restou alguma dúvida sobre o assunto ou gostaria de compartilhar sua opinião? Deixe seu comentário aqui no post e participe!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.