Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Nariz entupido: saiba como descongestioná-lo

Nariz entupido: saiba como descongestioná-lo

A congestão nasal é um problema incômodo que pode surgir diversas vezes ao longo da vida, principalmente em épocas de clima seco. Um nariz entupido pode apresentar muitos sintomas diferentes, e o diagnóstico precisa ser feito para que o melhor tratamento seja escolhido.

Felizmente, existem algumas soluções, caseiras ou não, que podem ajudar a aliviar o desconforto e descongestionar o nariz entupido. Veja algumas delas:

Massagem no seio nasal

Embora algumas pessoas acreditem que o muco é a causa do nariz entupido, a verdade é que, apesar de ele atrapalhar, o que realmente impede a passagem do ar é o edema (inchaço) das mucosas. Esse edema, por sua vez, é causado pela inflamação e ingurgitamento dos vasos sanguíneos da região.

Ao fazer a massagem dos seios nasais, é possível estimular a circulação sanguínea da área, além de auxiliar na dissolução e distribuição do muco. É preciso usar os dedos indicadores médios, com as mãos sobre os seios, abaixo da cavidade ocular.

Depois é só fazer movimentos circulares por 20 ou 30 segundos nas regiões próximas ao nariz e também abaixo dos olhos. Movimentos circulares para fora, com os polegares apoiados sobre as bochechas também ajudam bastante.

Banho quente

Umidificar o ar é muito importante para melhorar os sintomas, já que o ar seco irrita as mucosas e piora a congestão nasal. Embora o nebulizador e o umidificador possam ajudar, banhos quentes também podem ser uma opção.

O vapor da água atravessa o sistema respiratório, diluindo o muco e descongestionando temporariamente o nariz. Também é possível colocar água quente em uma bacia, aproximar o rosto do vapor e colocar uma toalha. Isso fará uma espécie de “cobertura”, impedindo o vapor de sair rapidamente.

Lavagem da cavidade nasal

Lavar a cavidade nasal é essencial, principalmente quando a secreção está espessa ou amarelada. Nesse processo, basta colocar o soro em uma narina até que ele saia pela outra. 10 a 20 ml de soro são o suficiente, ao menos uma vez ao dia.

Existem até alguns produtos específicos que podem ajudar a realizar as lavagens.

Medicamentos para o tratamento do nariz entupido

Os medicamentos são necessários apenas quando os sintomas estão muito intensos. Já quando o incômodo é causado por fumaças, cheiros fortes, comidas picantes, corpos estranhos obstruindo a passagem de ar (caso muito comum em crianças pequenas) e pólipos nasais, os remédios não poderão ajudar.

Em casos de viroses como gripes e resfriados, por exemplo, não há como tratar a infecção, mas os sintomas podem ser amenizados até que o vírus seja controlado pelo sistema imunológico.

Os anti-histamínicos atacam outros sintomas da virose e causam sonolência, proporcionando uma noite de sono mais tranquila. Os descongestionantes também podem ser usados, mas sempre com cuidado.

Isso porque, quando utilizados por mais de três dias seguidos, podem causar o “efeito rebote” e provocar o nariz entupido novamente. Além disso, abusar desse tipo de medicamento pode gerar dependência e rinite crônica, que só é aliviada quando eles são utilizados.

O uso dos medicamentos não é indicado para crianças pequenas nem para gestantes. Embora as grávidas tenham uma tendência maior a sofrer com o esse problema.

Acredita-se que seja por conta das variações hormonais e hemodinâmicas que causam o aumento da circulação sanguínea nasal e deixam o nariz entupido. O problema é chamado “rinite da gravidez”.

E você, já sabe como lidar com o nariz entupido? Tem alguma outra dica ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Conte pra gente aqui nos comentários!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.