Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: entenda como age o anticoncepcional

Hipolabor explica: entenda como age o anticoncepcional

O anticoncepcional está entre os métodos contraceptivos mais comuns nos dias de hoje. Se você não acredita, basta bater um papo com algumas mulheres para ver como várias delas adotaram o uso do medicamento.

Para quem não sabe, a pílula é criada à base de hormônios e tem uma eficácia de 98% quando o assunto é evitar uma gravidez indesejada, mas os benefícios do anticoncepcional vão muito além desse.

Quer entender melhor como o anticoncepcional age no corpo e as vantagens que ele pode trazer para a sua rotina? Então não deixe de ler este post até o final. Vamos lá?

Como a pílula funciona?

O principal papel dos hormônios liberados pela pílula anticoncepcional é inibir a ovulação. Por conta disso a mulher não entra no período fértil e, como consequência, não corre o risco de engravidar.

E não é só isso: o anticoncepcional também age impedindo a dilatação do colo do útero. Se você pensa que isso é bobagem, é bom saber que essa medida diminui a entrada de espermatozoides e reduz as chances do corpo ter condições de desenvolver o bebê.

Quais são os benefícios do anticoncepcional?

Depois de entender como funciona, você deve estar se perguntando quais são as outras vantagens, certo? Confira!

Inibe os sintomas da TPM

Se você é o tipo de pessoa que fica enlouquecida no período pré ou pós menstrual, então a pílula anticoncepcional pode ser uma verdadeira aliada. Como tem efeito diurético, ela alivia o inchaço do corpo no período menstrual, diminui as dores nos seios e os sintomas emocionais.

Isso significa que fica mais fácil controlar a irritação, a ansiedade e o nervosismo que tenta tomar conta de várias mulheres nesse período.

Melhora a pele e os cabelos

Depois de poucos meses de uso, a pílula melhora muito o aspecto e a condição da pele e dos cabelos. Isso acontece como reflexo dos hormônios sintéticos que a pílula tem em sua composição.

Esses hormônios são responsáveis por regular e oleosidade, reduzindo o aparecimento de cravos e espinhas. Além disso, eles são responsáveis por deixar os fios de cabelo mais sedosos.

Ajuda a combater a Síndrome do Ovário Policístico

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) atinge muitas mulheres em idade reprodutiva. Ela pode se manifestar com vários sintomas, mas entre os mais comuns estão: irregularidade menstrual, oleosidade excessiva da pele, acne ou até mesmo o aparecimento de pelos grossos nas costas, nos glúteos e no rosto.

Um dos benefícios do anticoncepcional é controlar esses fatores — principalmente os que são formados à base do hormônio ciproterona.

Evita o inchaço

Quem sofre com a retenção de líquidos e o inchaço também pode adorar os benefícios do anticoncepcional. Esse tipo de contraceptivo controla esse efeito colateral por meio de um hormônio sintético conhecido como drospirenona. Essa é uma forma de se sentir mais magra e até mesmo de tornar a celulite mais discreta.

Controla o aparecimento dos vasinhos

Se as suas pernas já demonstram uma tendência a sofrer com varizes e vasinhos, então você também vai gostar de adotar esse tratamento. As pílulas a base de levonorgestrel interferem minimamente no sistema vascular, ajudando a controlar esse ponto.

Depois de ler esta postagem e conhecer os principais benefícios do anticoncepcional, converse com seu médico e encontre a melhor opção para você. Assim você garante todas essas vantagens e ameniza os efeitos da TPM.

Para ajudar outras mulheres na mesma situação que você, que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais? Assim elas têm acesso ao mesmo material e ficam sabendo de todas as vantagens que o uso da pílula pode trazer!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.