4 dicas de atendimento para farmacêuticos

4 dicas de atendimento para farmacêuticos

Ter profissionais formados no curso de farmácia, em seu quadro de colaboradores é algo exigido por lei e que deve ser praticado por qualquer drogaria. Entre as atribuições que esses funcionários têm, destaca-se a de orientar os vendedores ou balconistas, bem como auxiliá-los a informar os clientes sobre a fórmula, posologia e maneiras de uso dos medicamentos e fármacos comercializados no local.

É por isso que os proprietários de farmácias precisam investir em treinamentos e em boas práticas no atendimento para farmacêuticos e, assim, garantir mais qualidade nos serviços prestados à clientela do estabelecimento.

Para que você saiba como capacitar os farmacêuticos da sua drogaria, no que se refere ao atendimento, nós elencamos algumas dicas. Confira!

1. Saiba ouvir calmamente os clientes

É preciso que o farmacêutico saiba ouvir os clientes que atende, não impondo regras, mas sim, analisando cada situação e tentando entender os motivos que aquela pessoa tem para consumir determinado medicamento.

Deve-se buscar saber o histórico de saúde do paciente, quem foi o médico que solicitou a compra do remédio, quais foram as orientações que lhe foram passadas sobre a administração da medicação etc.

Todas essas informações serão úteis para passar orientações mais amplas e claras para o consumidor.

2. Oriente sobre o uso dos medicamentos prescritos de uma maneira correta e detalhada

O farmacêutico deve informar ao cliente, todas as informações relevantes sobre a medicação que está sendo adquirida. Isso deve ser ainda mais acentuado quando o paciente for idoso ou uma pessoa pouco esclarecida.

Uma ideia interessante é disponibilizar ao cliente uma espécie de cartão, passando a ele, por escrito, os horários e a maneira que precisa tomar os seus remédios. Isso facilitará para que o uso da medicação não ocorra de maneira equivocada.

3. Tenha empatia

Ter empatia significa saber se colocar no lugar do outro, e isso é fundamental para qualquer profissional que precise lidar com pessoas no seu dia a dia dentro da empresa.

No caso específico dos farmacêuticos, por exemplo, é importante que se tenha consciência de que, muitas vezes, os clientes estão passando por um momento difícil, enfrentando doenças graves em si mesmos ou em familiares queridos.

Tal realidade precisa ser levada em consideração ao prestar o atendimento ao cliente.

4. Comunique-se bem e claramente

O diálogo é indispensável em qualquer relacionamento. Por isso, os farmacêuticos precisam saber se comunicar bem e de forma clara com qualquer pessoa que vá até a farmácia.

Um passo elementar no bom atendimento é saber adaptar o discurso para a linguagem da pessoa com que se está conversando. Sendo assim, termos muito técnicos ou de desconhecimento dos leigos devem ser deixados de lado e substituídos por palavras que sejam de fácil entendimento para qualquer indivíduo.

Ao seguir essas quatro dicas básicas de atendimento para farmacêuticos, melhorar a maneira como acolhimento é feito aos clientes será algo que acontecerá com maestria na sua drogaria.

E, para qualificar ainda mais os serviços, você pode baixar o e-book “Guia Hipolabor para os farmacêuticos”, que traz muitas informações importantes para qualquer profissional da área. Boa leitura!

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