Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Conheça os benefícios do café verde para a saúde

Conheça os benefícios do café verde para a saúde

O café, como bebida conhecida e apreciada em quase todo o mundo, é produzido a partir dos grãos (sementes) torrados do fruto do cafeeiro. Tomar um café já é mesmo um hábito quase universal: é a bebida mais consumida no Brasil e no mundo, depois da água.

Por outro lado, esses grãos podem ser colhidos antes da maturação dos frutos e não passarem pela torrefação. Com as sementes verdes e secas sendo apenas moídas, obtém-se o chamado café verde, mais comumente disponibilizado para consumo na forma de cápsulas e comprimidos. Desse modo, como não se submete ao aquecimento do processo de torrefação, o produto mantém diversos princípios ativos de relevante utilidade para a saúde.

Continue a leitura e conheça os inúmeros benefícios do café verde.

Queima de gorduras

O café verde possui maiores teores de cafeína que o grão torrado (café preto) para o preparo da bebida e, por isso, seu efeito termogênico é maior. Ou seja, sua capacidade de produzir calor e acelerar o metabolismo do corpo aumenta o consumo de gorduras, evitando que se depositem como reservas.

Por esse motivo, é utilizado como auxiliar nos programas de redução de peso, pela diminuição da gordura armazenada pelo organismo.

Inibição dos radicais livres

Os radicais livres resultam do metabolismo do corpo e apresentam importante função na fisiologia. No entanto, seu excesso pode ser muito prejudicial, sobretudo por acelerarem os processos de envelhecimento dos tecidos.

O café verde, por sua vez, é rico em substâncias antioxidantes, que desativam a ação dos radicais livres. Por essa razão, seu consumo oferece o benefício de promover uma limpeza auxiliar no processo de eliminação desses radicais.

Redução do açúcar no sangue

Uma substância chamada ácido clorogênico está presente no café verde em valores duas vezes maiores que no café preto. Sua ingestão promove uma redução da quantidade de glicose absorvida pelo intestino, o que resulta em menores taxas desse açúcar no sangue. Trata-se de importante efeito nos casos de diabetes.

Além disso, ao limitar a utilização dos açúcares oriundos dos alimentos, o ácido clorogênico induz à utilização das gorduras armazenadas no corpo, a fim de produzir a energia necessária.

Aumento da disposição para atividades

Existe um neurotransmissor no cérebro chamado adenosina, que é responsável pela sensação de sonolência, desde o início de uma atividade até o extremo da exaustão. Ao longo do dia, em razão das horas despertas, essa substância vai se acumulando na química cerebral produzindo o cansaço e a vontade de dormir.

A cafeína ocupa o mesmo espaço da adenosina, impedindo que o efeito de sua acumulação seja percebido pelo cérebro. Desse modo, o consumo do café verde mantém o corpo desperto e disposto por mais tempo.

Desintoxicação do organismo

A maior parte das atividades desintoxicantes do organismo é conduzida pelo fígado, que executa essa atividade principalmente por meio das enzimas produzidas em suas células. Nesse sentido, uma importante enzima multifuncional e responsável pelos trabalhos de desintoxicação é a GST (glutationa S-transferase).

Por sua vez, o café verde possui apreciáveis quantidades de cafestol e caveol. Essas substâncias atuam sobre a GST, estimulando sua atividade e auxiliando o fígado em sua rotina de limpeza e proteção do organismo.

Para obter esses benefícios do café verde, siga sempre as orientações de um profissional habilitado.

Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Certamente, eles ficarão agradecidos pela boa informação.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.