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Aprenda como fidelizar clientes em sua farmácia

Aprenda como fidelizar clientes em sua farmácia

Fidelizar clientes é uma arte que todo negócio precisa saber praticar. Quando falamos do mercado de varejo farmacêutico, o atual desafio é conseguir fidelizá-los na sua farmácia.

O fato é que vivemos uma realidade em que os consumidores estão cada vez mais atentos e com acesso à informação. Por isso, é preciso investir tempo e se dedicar a alguns detalhes importantes para ter a admiração do cliente. Assim, ele poderá voltar outras vezes, gerando vendas recorrentes para o estabelecimento.

Você já deve saber que a fidelização do consumidor é extremamente importante para o aumento de vendas e lucros. A nossa proposta com este post é que você tenha um olhar que não seja voltado a ofertas agressivas que minam o lucro, mas sim que incentive a recorrência de compras e o aumento do ticket médio de quem vai até a farmácia.

Ao valorizar o cliente, criar um relacionamento com ele e oferecer benefícios, crescem as chances de retê-lo e, mais do que isso, de receber indicação de novos consumidores. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura e confira a importância de fidelizar seus consumidores, bem como algumas dicas para esse processo.

Qual é a importância da fidelização de clientes em farmácias?

Vamos começar falando sobre a importância de fidelizar clientes no seu estabelecimento. Afinal, por mais que uma farmácia não tenha a cara de uma empresa convencional, ela também precisa do ativo mais importante para sobreviver: os clientes.

O fato é que não basta conquistar os consumidores, é preciso mantê-los. Muitos especialistas em marketing deixam claro que adquirir um novo cliente gera muito mais custos do que manter um antigo.

Além disso, o consumidor que volta sempre estará “injetando” dinheiro na farmácia, ajudará a renovar o estoque de forma mais ágil, entre outras ações que trazem um retorno financeiro e de mercado muito bom para a empresa.

Podemos dizer inclusive que, quando a empresa conquista o seu cliente, ele ficará muito mais disposto a gastar, pois acredita naquilo que está consumindo. Sem contar que clientes fidelizados são os principais embaixadores da marca, recomendando a farmácia para a família e os amigos.

Quais são os benefícios de fidelizar clientes?

Antes de partir para as dicas de fidelização de clientes, queremos listar alguns dos benefícios que uma empresa recebe quando investe nesse tipo de prática. Confira a lista que preparamos:

  • clientes satisfeitos gastam mais na farmácia, visto que são menos sensíveis ao preço;
  • redução de custos, pois, como vimos, a fidelização é mais barata que a conquista de um cliente novo;
  • divulgação gratuita da farmácia, devido a indicação dos clientes que acreditam no negócio;
  • otimização de resultados, principalmente quando o assunto é vendas;
  • possibilidade de tornar a farmácia mais conhecida;
  • recebimento de feedbacks positivos constantes de clientes que se importam com o negócio;
  • recorrência constante de compras.

Como fidelizar clientes em farmácias?

Agora é o momento de fornecer dicas preciosas para que você entenda melhor como é possível fidelizar clientes em farmácias. Veja abaixo algumas boas práticas que listamos e que você pode aplicar agora mesmo.

Capacite os seus atendentes

O principal diferencial de qualquer tipo de estabelecimento é, sem dúvidas, fornecer um atendimento de qualidade. Uma equipe qualificada, que conhece profundamente sobre a área e está apta a esclarecer os questionamentos dos clientes é a principal ferramenta para aumentar as vendas e garantir que os consumidores retornem.

Além de selecionar bem os colaboradores da farmácia, é essencial que eles sejam bem treinados e estejam em constante atualização. É importante também que entendam sobre a necessidade de um atendimento humanizado, solícito e personalizado.

Quando os atendentes de uma farmácia demonstram se importar, de verdade, com a saúde dos clientes, eles se sentem seguros e têm prazer em voltar quando precisam. Essa atitude é cada dia mais valorizada, pois há farmácias em todos os cantos e em várias cidades, mas nem todas oferecem um bom atendimento, e é isso que fará com que o cliente volte sempre!

Crie programas de fidelidade

Criar programas de fidelidade é uma das principais ações para atrair clientes. Essa prática pode ser muito bem materializada em um cartão de fidelidade que oferece benefícios após determinado número de compras. Sem dúvida alguma, é uma ótima estratégia para fazer os clientes retornarem ao seu estabelecimento.

Por exemplo, muitos consumidores fazem uso de medicamentos de uso contínuo, por isso, ao receberem a oportunidade de um benefício por comprar sempre na mesma loja, não vão ter dúvidas em voltar, ou seja, são grandes as chances de sua fidelização.

Além de oferecer descontos especiais ou outras vantagens depois de várias compras, esses programas também servem para que a loja tenha um cadastro dos clientes e possa entrar em contato, enviando notícias e novidades.

Agregue valor aos serviços prestados

Apenas dar descontos não é uma garantia de fidelização de clientes na farmácia. Por causa disso, atualmente, o foco não deve ser apenas em oferecer produtos com melhores preços, mas sim em ter uma marca na qual o consumidor veja algum valor.

Além de proporcionar um ambiente agradável, é interessante que as drogarias se esforcem para entregar algo a mais para os clientes, ou seja, benefícios que realmente façam sentido para a sua realidade e agreguem valor às suas vidas.

Uma boa estratégia de fidelização é a criação de eventos que transmitam informações aos consumidores. Por exemplo, podemos citar palestras e workshops sobre saúde, nutrição ou estética, trazendo temas importantes como: dicas sobre cuidados com a saúde, primeiros socorros, dentre outros cuidados com diversas doenças.

Inclusive, nessas ações que entregam algo de valor aos clientes, é possível aproveitar a oportunidade para apresentar novos produtos e serviços. Essa é uma ótima chance de fortalecer o laço de confiança entre os consumidores e a farmácia, tornando-os cada vez mais fiéis à marca.

Conheça o seu público

A fidelização de um cliente está diretamente relacionada ao fato de o estabelecimento conhecer o seu público-alvo, bem como entender quais são as suas dores, necessidades e preferências.

Pode parecer bobagem, mas tenha em mente que o consumidor busca um sentimento de conexão com os ambientes que frequenta e valoriza aqueles que falam sua língua e demonstram conhecê-lo.

Para tanto, manter um cadastro atualizado dos clientes é uma forma de analisar o histórico e o perfil deles, a fim de estabelecer um relacionamento. Podemos juntar isso com o auxílio da internet, tornando possível fazer pesquisas sobre o comportamento dos clientes para aprimorar a forma de abordá-los e oferecer um atendimento mais personalizado.

Muitos acham que conhecer o público é apenas um detalhe, mas saiba que essa é uma das ações mais importantes para conseguir caminhar bem nessa jornada rumo à fidelização.

Identifique quais são os clientes recorrentes

Identificar quem são os clientes recorrentes é um hábito que deve estar presente na rotina da farmácia. Estamos falando de fornecer uma atenção ainda mais especial aos consumidores que sempre aparecem para comprar alguma coisa.

Pode ser, inclusive, que muitos clientes precisem fazer compras semanais devido ao seu estado de saúde. Uma pessoa diabética, por exemplo, precisará comprar insulina com uma certa frequência.

Então, por que não oferecer condições especiais para esses consumidores, trazendo-os para a sua farmácia e não para a do concorrente? Você não precisa de muita coisa para começar, basta fazer algo que deixe o cliente ainda mais feliz e se sentindo especial.

Tenha presença online

Você já sabe que os consumidores não estão presentes somente no mundo offline, mas também no online. Hoje, a internet abre um mar de possibilidades e, aliás, é por lá que os clientes começam a pesquisar quando precisam de algo.

Então, é mais do que importante ter presença online. Recomendamos de início ter pelo menos o endereço cadastrado no Google Maps, com todas as informações comerciais. Aderir às redes sociais também é uma boa ideia, visto que os consumidores ficam boa parte do tempo navegando por elas.

Por fim, ter um site é algo que pode ajudar a divulgar ainda mais a farmácia, mostrando que o estabelecimento é um negócio sério. Para isso, disponibilize algumas informações úteis que possam ser consultadas pelos consumidores antes que eles saim de casa.

Mantenha bons canais de comunicação

Por fim, a nossa última dica é que você mantenha bons canais de comunicação. Afinal, hoje são poucos os consumidores que vão até a farmácia sem ligar antes ou sem consultar se o local tem o medicamento desejado.

Então, procure ter alguns canais para atender a esse público. Pode parecer pouca coisa, mas essa prática ajuda muito a fidelizar os clientes. Por exemplo, muita gente usa o Whatsapp, não é mesmo? Imagine que ótimo quando um cliente pode consultar a disponibilidade de itens usando essa ferramenta, sem sair de casa.

Contudo, lembre-se de que é importante definir esses canais conforme a disponibilidade da farmácia, bem como é preciso entender as necessidades do cliente. Depois disso, é só estabelecer uma boa rotina para que o atendimento seja feito com excelência.

Sugerimos o uso dos seguintes canais de comunicação:

  • telefone;
  • WhatsApp;
  • e-mail;
  • site;
  • chats nas redes sociais

Deu para perceber que fidelizar clientes em sua farmácia é mais fácil do que você imaginava, não é mesmo? Então, comece a implementar nossas dicas desde já e não se esqueça de sempre medir o resultado das suas ações. Somente assim será possível saber se as coisas estão dando certo ou não. A partir daí, você pode pensar em ações para corrigir os empecilhos que costumam aparecer no caminho de todo profissional.

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