Quais são os melhores remédios para cólica menstrual?

Quais são os melhores remédios para cólica menstrual?

Não importa a idade ou fase da vida, quando o período menstrual se aproxima, muitas mulheres já começam a procurar um bom remédio para cólica, pois sabem que essa dor incômoda sempre acompanha a menstruação.

É por esse motivo que saber quais são os melhores tratamentos para esse problema é tão importante. Afinal, ninguém merece sofrer todo mês com as terríveis cólicas menstruais, não é mesmo?

Pensando nisso, desenvolvemos este post para mostrar quais são os melhores remédios que ajudam no combate às dores da cólica menstrual. Ficou interessada? Então, acompanhe nossas dicas!

Anti-inflamatórios

Os anti-inflamatórios são os remédios mais indicados pelos médicos para o tratamento de cólicas menstruais, pois eles têm como princípio ativo componentes que amenizam as dores.

No entanto, é recomendado o uso de anti-inflamatórios no formato de cápsula de gel ou líquido, pois eles têm um efeito mais imediato, por serem rapidamente absorvidos pelo organismo.

Os anti-inflamatórios em comprimido também são úteis, mas podem levar até duas horas para serem totalmente dissolvidos e fazerem efeito, sendo mais recomendados para tratamento em longo prazo — e não quando se deseja que as dores cessem no momento.

Analgésicos

Aqueles comprimidos que você sempre tem na bolsa, no kit de primeiros socorros ou em sua farmacinha caseira para combater dores de cabeça e outros incômodos também podem ser úteis para aliviar as cólicas.

Os analgésicos têm efeito aproximadamente 20 minutos após serem ingeridos e sua ação no organismo dura de quatro a seis horas.

Antiespasmódicos

Alguns conhecidos medicamentos antiespasmódicos também podem reduzir as dores causadas pelas contrações do útero, sendo muito indicados para o tratamento de cólicas menstruais.

A ideia é que você utilize esses medicamentos já quando apresentar os primeiros sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), agindo de maneira preventiva, para que as cólicas nem sequer surjam.

Remédios caseiros

Sabe aquelas receitinhas práticas que nossas avós já usavam em sua época para se livrar de problemas como as cólicas menstruais? Elas ainda são muito úteis, principalmente quando você já estiver fazendo outro tratamento de saúde e não puder fazer a combinação de medicamentos.

Entre os remédios caseiros que se destacam, está o chá de gengibre com canela, já que o gengibre tem propriedades anti-inflamatórias, enquanto a canela tem um efeito analgésico. A combinação dos dois itens naturais resulta na diminuição das cólicas.

Para preparar o chá de canela com gengibre, basta ferver um litro de água e acrescentar um gengibre com aproximadamente cinco centímetros e um pau de canela. Após isso, coe o chá e beba até três xícaras por dia.

Outro tratamento natural que pode ser realizado é o chá de angélica-chinesa, uma planta medicinal que tem efeito similar ao dos medicamentos antiespasmódicos.

Utilizando o remédio para cólica ideal para você, essas dores deixarão de ser um incômodo mês após mês. Vale ressaltar, no entanto, que o uso de medicamentos não deve ser feito por conta própria, de modo que consultar um médico e ter um aconselhamento profissional é sempre o mais indicado.

E, caso você tenha outra dica de chá ou remédio natural para cólica, deixe um comentário no post! Assim, você pode ajudar nossas demais leitoras!

banners_guiahipolabor_post

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.