Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

5 dicas para se destacar na carreira farmacêutica

5 dicas para se destacar na carreira farmacêutica

Quem deseja seguir a carreira farmacêutica, além de se graduar no curso de farmácia em uma instituição de ensino superior, precisa estar atento a uma série de fatores que garantam a diferenciação profissional.

Afinal, assim como ocorre em outras áreas, o mercado farmacêutico é muito disputado e competitivo, sendo necessário bastante esforço dos profissionais para se destacarem e conquistarem bons cargos e salários.

Para ajudá-lo a obter êxito em sua futura vida profissional, elaboramos uma série de dicas para você se destacar na carreira de farmacêutico. Acompanhe!

1. Entenda sobre gestão

É natural que os farmacêuticos ocupem cargos de gestão, tendo que liderar equipes nas drogarias, laboratórios ou outras organizações em que trabalharem. Por isso, além de ter conhecimento técnico na área de formação, é importante que se conheça também preceitos básicos da gestão e de administração.

A maioria das faculdades de farmácia não têm disciplinas de gestão em suas grades curriculares, sendo recomendado, por esse motivo, que os estudantes da área busquem por esses conhecimentos em cursos e leituras complementares.

2. Tenha inglês fluente

Os principais livros e artigos científicos sobre novas descobertas na área farmacêutica, bem como relatórios sobre o desenvolvimento de novas drogas e medicamentos são publicados na língua inglesa. Por isso, dominar o idioma com fluência é muito importante.

Além disso, o inglês fluente também abre mais portas para o mercado de trabalho, pois permite a comunicação plena com clientes, fornecedores e parceiros de outros países.

3. Tenha conhecimento regulatório

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prevê uma série de exigências para que as empresas do ramo farmacêutico sejam reguladas em quesitos diversos, como a higienização dos ambientes, condições de trabalho dos funcionários etc.

Para evitar que a empresa seja multada ou sofra penalizações por conta de irregularidades nesse sentido, convém que o farmacêutico também tenha conhecimento regulatório.

4. Planeje o futuro

Você precisa viver o presente, mas sem deixar de pensar em um futuro. Estruture a sua carreira e trace um planejamento estratégico pessoal que demonstre onde você está e onde você quer chegar.

É claro que mudanças podem ocorrer no percurso e pode ser que você aproveite oportunidades que façam com que os caminhos não sejam exatamente como o planejado, mas você terá um norte de onde quer chegar como profissional e o que é necessário fazer para isso.

5. Não se acomode

Ainda nesse mesmo sentido, é preciso ter em mente que você não pode se acomodar. A área farmacêutica está em constante evolução e com as novas tecnologias isso tem se acentuado ainda mais.

Por isso, é preciso continuar sempre estudando, fazendo cursos, adquirindo especializações e reciclando os conhecimentos para que você não se torne um profissional obsoleto.

A carreira farmacêutica, quando exercida com vontade e dedicação, pode trazer muitos benefícios e satisfações pessoais, porém é preciso sempre seguir um processo de aprendizado contínuo, pois somente assim será possível se destacar em meio a outros profissionais.

E se você ainda está em dúvida sobre qual vertente da área seguir, recomendamos a leitura de nosso artigo “4 carreiras promissoras na área farmacêutica”, que fala um pouco mais sobre os principais caminhos que podem ser seguidos por um profissional de farmácia.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.