Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Conheça os benefícios dos chás para a saúde

Conheça os benefícios dos chás para a saúde

Os chás já caíram no gosto das pessoas há muito tempo. Quentes, frios, feitos de ervas ou de flores, esses remédios naturais beneficiam o sono, auxiliam no emagrecimento, limpam o fígado e contribuem diretamente para o relaxamento mental.

Neste post, apresentamos os principais benefícios dos chás para a saúde, para que você possa escolher o seu preferido e se deliciar. Continue a leitura e confira!

São ricos em antioxidantes

Os antioxidantes são pequenas moléculas que protegem as células saudáveis dos danos que os radicais livres podem causar, como doenças degenerativas (Parkinson e Alzheimer), câncer e envelhecimento precoce.

Os chás verde e branco são ótimas fontes de antioxidantes. Além disso, aceleram o metabolismo, fazem uma limpeza geral no organismo e deixam pele, cabelos e unhas muito mais fortes, bonitos e saudáveis. Experimente!

Contêm menos cafeína que o café

Os chás preto, verde e mate são ricos em cafeína. Mesmo assim, têm menos que uma xícara de café e são muito mais benéficos. A cafeína dos chás é chamada de teína e é rapidamente absorvida e transportada ao cérebro. Ela oferece energia e disposição, mas não se acumula no sangue: é expulsa do organismo pela urina pouco depois de ser consumida.

Já a do café age de maneira explosiva: proporciona empolgação, combate o cansaço e estimula as atividades. No entanto, pode atrapalhar o sono e aumentar a pressão arterial. Por isso, a teína dos chás é a melhor opção, principalmente para o consumo noturno.

Beneficiam o fígado

Cuidar da saúde do fígado é essencial para que o organismo funcione da maneira correta. A principal e mais importante função desse órgão está relacionada à limpeza do organismo, por meio da eliminação de toxinas.

Quando não funciona bem, o fígado acumula substâncias tóxicas que podem trazer doenças. E é aí que entram os chás de gengibre com limão, alecrim, camomila e hortelã: eles ajudam na secreção da bile, o que facilita a digestão de gorduras e evita sobrecargas ao órgão. O organismo agradece!

Ajudam na saúde mental

De acordo com um estudo recente da Universidade de Newcastle, os chás verde e preto (de novo eles!) têm propriedades que melhoram a atividade cerebral. Com isso, ajudam a memória e os processos de tomadas de decisão, e ainda diminuem as chances de desenvolvimento da depressão.

Favorecem o emagrecimento

Alguns chás, como os de hibisco e cavalinha, têm ação anti-inflamatória e diurética. Como aumentam a vontade de urinar, ajudam a limpar o organismo e a promover um emagrecimento mais saudável e natural.

Além disso, têm ingredientes termogênicos, que ativam as reações do metabolismo, fazem que o corpo elimine rapidamente as gorduras localizadas e evitam o efeito sanfona — principal inimigo de qualquer dieta.

A melhor maneira de preparar e aproveitar os principais benefícios dos chás para a saúde é pelo método de infusão, que preserva e aproveita suas propriedades.

Coloque as ervas ou as folhas em uma xícara, adicione água fervente e deixe a mistura em repouso, por 5 a 10 minutos. Deixe esfriar, coe e beba. Armazene na geladeira ou em garrafas térmicas — e jamais reaqueça a bebida, para evitar que suas propriedades sejam perdidas.

E aí, gostou de saber os benefícios dos chás para a saúde? Quer conhecer um pouco mais do poder das plantas medicinais? Então, aproveite que está por aqui e leia sobre como funciona a aromaterapia. Até a próxima!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.