Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Fumar pouco faz mal?

É muito comum escutar a seguinte frase: “eu fumo pouco”. Será que fumar pouco também faz mal? O portal G1 publicou uma matéria esclarecedora sobre o assunto.

Segundo a cardiologista Jaqueline Stoltz, embora o risco à saúde seja proporcional ao consumo, fumar menos não é melhor. A única maneira de reduzir os riscos à saúde é deixar de fumar, afinal não existe uma quantidade segura de cigarro. Roberto Kalil, cardiologista e consultor do programa Bem Estar, lembra que o cigarro aumenta em 30% o risco de infarto.

O que o cigarro causa no pulmão?
As substâncias tóxicas causam um processo inflamatório que leva o enrijecimento dos pulmões. Dessa forma, eles perdem elasticidade e o tecido começa a fribosar. Os alvéolos, que têm a função de fazer a troca gasosa, vão deixando de funcionar e o fumante começa a sentir falta de ar e cansaço.

Já no sangue, o monóxido de carbono presente no cigarro entra na corrente sanguínea e forma a substância tóxica carboxihemoglobina. Quanto maior a quantidade dessa substância menor a quantidade de oxigênio no sangue.

Câncer
Mais de 80% dos tumores no pulmão são associados ao tabaco. O risco de câncer na boca e no esôfago também aumenta consideravelmente.

Confira a matéria na íntegra: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2018/08/07/um-cigarro-por-dia-faz-mal.ghtml

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.