Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

A importância da logística correta de medicamentos

Um dos segmentos mais estratégicos dentro da cadeia de produção de medicamentos é a logística. Isso porque falhas no acondicionamento e transporte dos produtos podem danificar os princípios ativos presentes, fazendo com que o remédio, embora intacto visualmente, não surta os efeitos esperados nos pacientes.

Por operar em um setor que requer cuidados especiais, transportadoras, operadores logísticos e demais componentes da cadeia, incluindo a Hipolabor, têm autorização específica, além de licenças sanitárias federal, estadual e, às vezes, municipal. As licenças e a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) valem por um ano e a revalidação é condicionada a inspeções periódicas. No caso de medicamentos controlados, o processo é ainda mais rigoroso, envolvendo até a Polícia Federal.

As boas práticas, que incluem normas de limpeza e manutenção de infraestrutura adequada, valem tanto para depósitos quanto para os veículos que transportam os medicamentos, que precisam ser adaptados. No transporte de vacinas é comum o uso de minicontêineres ou uma espécie de freezer móvel, utilizado em veículos não preparados para receber o equipamento de refrigeração.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.