Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Guia Hipolabor: hipertensão

Guia Hipolabor: hipertensão

É bem provável que você conheça alguém que sofra de hipertensão, também conhecida como pressão alta. Afinal, essa é uma doença que atinge crianças, adultos e idosos, homens e mulheres de todas as classes sociais. Atualmente, cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, que é a principal causa de mortes no mundo, pois favorece o aparecimento de várias outras doenças. No artigo de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre essa doença tão comum! Confira!

O que é

Todos sabemos que o coração precisa bombear o sangue para todo o corpo. A hipertensão está relacionada ao o estreitamento das artérias, que faz com que o coração tenha que bombear o sangue com mais força. Nesse processo, as artérias acabam se danificam, e o coração se dilata. Temos, assim, uma combinação perigosa e muito prejudicial à saúde. Geralmente, considera-se hipertensa uma pessoa cujos valores da pressão arterial sejam iguais ou acima de 14 por 9. Fique de olho, e procure medir a sua pressão de forma regular.

Sintomas

A hipertensão não é uma doença difícil de ser diagnosticada, e não depende de grandes tecnologias para o tratamento. Na maioria das vezes, o acompanhamento de um médico, a medicação e o engajamento do paciente são suficientes para mantê-la sob controle.

Entretanto, como não costuma apresentar sintomas, a hipertensão pode se tornar evidente quando algo grave acontece, como um problema de saúde cardiovascular ou cerebral. Por isso mesmo, é recomendável a medição a cada seis meses para pessoas com histórico familiar da doença. Para o restante, uma vez por ano é uma boa constância. É importante lembrar que há pessoas que, ainda assim, apresentam alguns sintomas. Dentre eles, estão dores de cabeça e no peito, além de tonturas.

Causas

Na grande maioria dos casos, a hipertensão é uma herança genética. Porém, ela pode ser causada também por doenças relacionadas, como distúrbios da tireoide ou em glândulas endocrinológicas, como a suprarrenal. Além disso, há vários fatores que influenciam a pressão arterial e podem agravar o quadro. Dentre eles estão o fumo, o consumo de bebidas alcoólicas, a obesidade, o estresse e a falta de atividade física. O aumento da idade também aumenta a incidência da hipertensão.

Tratamento

O tratamento contra a doença tem como objetivo fazer com que a pressão arterial não ultrapasse a medida de 120 mmHg x 80 mmHg. Nos casos mais leves, em que a mínima é de 9 ou 10, o tratamento mais indicado não envolve medicamentos, e sim, a prática de exercícios, alimentação equilibrada, e o controle de consumo de bebidas alcoólicas, estresse e peso. É um tratamento de mudança de hábitos.

Caso essa alternativa não surta os efeitos desejados, aí sim é hora de acrescentar a medicação. Os remédios para hipertensão são vasodilatadores, e agem de diferentes formas. Há, por exemplo, os que são diuréticos, e objetivam fazer o paciente perder mais sal e água, o que ajuda a melhorar a condição dos vasos.

Não se esqueça de ficar de olho na sua saúde, ainda mais se você tem histórico de hipertensão na família. Fazer um check-up é essencial. Caso você seja diagnosticado com hipertensão, mude seus hábitos e faça o acompanhamento com o médico. E, claro, jamais se automedique! Se você ainda tem alguma dúvida sobre essa doença, não deixe de comentar!

banners_ebook_post

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.