Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Medicamentos de uso individual: riscos e cuidados

Medicamentos de uso individual: riscos e cuidados

A indústria farmacêutica tem um papel fundamental na prevenção e tratamento de doenças. E o avanço tecnológico e nas pesquisas é fator primordial para que a descoberta de novos princípios ativos seja efetiva e, com isso, a expectativa de vida humana atinja um nível cada vez melhor. Os remédios estão cada vez mais eficazes, baratos e com menos efeitos colaterais, mas isso não é razão para não se lembrar que eles ainda podem ser perigosos se não forem administrados da maneira indicada pelo médico. Quer descobrir os principais riscos e cuidados que você precisa ter com os seus medicamentos? Confira no texto a seguir!

Armazenamento

O brasileiro tem um hábito muito comum de guardar seus remédios em algum local de casa, montando uma espécie de “farmacinha” individual. Porém, além dos perigos da automedicação, que jamais deve ser feita, existem cuidados ainda maiores que devem ser tomados. Não guardar em local úmido ou abafado é o primeiro passo. Ou seja, banheiro e cozinha não são locais de escolha para armazenar seus medicamentos — essas condições podem fazer com que se percam as propriedades antes mesmo da data de validade.

Outro fator que deve ser levado em consideração é que os remédios jamais podem estar ao alcance de crianças. Locais altos e com trancas são os mais indicados. Além disso, a data de validade deve sempre ser respeitada e, caso o medicamento passe do prazo de validade, descarte-o corretamente. Confira agora alguns medicamentos e os cuidados que você deve ter com eles:

Colírios

Embora possam parecer inofensivos, os colírios trazem sim um risco grande quando usados incorretamente. Você só deve utilizá-los com indicação médica e lembrando sempre que cada um tem uma intenção principal: antibiótico, anti-inflamatório, anti-hipertensivo ocular, entre outros. Consequentemente, cada um traz consigo uma série de riscos e efeitos colaterais. O colírio com corticoide, por exemplo, se for usado sem a indicação correta pode aumentar a pressão ocular e até levar à catarata. Os anestésicos podem ser tóxicos para a córnea. E os dilatadores de pupila podem gerar alucinações e rubores, além de serem especialmente arriscados para crianças.

Descongestionante nasal

Muitas pessoas já se consideram verdadeiros viciados em descongestionantes nasais. Mas esses medicamentos são sérios e devem ser usados individualmente, apenas com recomendação médica. Esses remédios contêm substâncias vasoconstritoras, que são as responsáveis por desobstruir as narinas, causando a sensação de alívio e possibilitando a respiração. Porém, esse medicamento não deve ser usado indiscriminadamente, pois além de criar dependência, podem gerar hipertensão em pessoas predispostas. O vício também pode levar a rinite medicamentosa.

Antibióticos

Um hábito muito comum — e também muito ruim — é o uso de restos de antibiótico quando uma pessoa da família apresenta sintomas parecidos. Isso não só pode não levar à cura, como pode fazer com que as bactérias adquiram resistência ao princípio ativo do medicamento. Os antibióticos devem ser usados nas doses corretas, com horários marcados e somente por pessoas que sejam devidamente diagnosticadas por um médico de confiança.

Se você e sua família tiverem precaução e cuidado com os medicamentos que entrarem no seu lar, vocês estarão muito mais protegidos e seguros. Embora possam parecer inofensivos, muitos fármacos possuem princípios ativos potentes, podendo ser nocivos e até letais quando usados incorretamente. Não coloque em risco sua saúde e nem a de quem você ama!

Você ainda tem alguma dúvida ou quer fazer alguma sugestão? Não deixe de escrever pra nós através do espaço de comentários! Continue de olho no nosso blog!

banners_ebook_post

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.