Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ajuda: Como saber se um medicamento é verdadeiro?

Hipolabor ajuda: Como saber se um medicamento é verdadeiro?

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de medicamentos falsificados aumentou nos últimos anos, tanto no Brasil quanto no mundo todo. Trata-se de um grande perigo, ainda mais pelo fato de que as pessoas que os adquirem geralmente acreditam estar adquirindo produtos verdadeiros.

Por isso, é muito importante ficar de olho na hora de fazer uma compra de medicamentos. Os riscos aos quais você se expõe são sérios e, por isso, a Hipolabor te ajuda a saber se um medicamento é verdadeiro ou não. Continue acompanhando o nosso post e confira!

Medicamentos falsificados

Primeiro você precisa entender em que ocasiões um medicamento pode ser considerado como falsificado. Os medicamentos que não são verdadeiros podem ser falsificados de diversas formas. De maneira geral, são os produtos que não provêm de um fabricante original, ou que sofreram mudanças ilegais antes de chegarem ao paciente.

Dentre os falsificados, estão aqueles que contêm o ingrediente ativo correto, mas em uma dose mais alta ou mais baixa. Há também os que não possuem algum ingrediente ativo, ou contêm um outro, não declarado. Podem ser também remédios cuja data de validade foi alterada, ou que são vendidos com embalagens, ou panfletos de informações falsos. Por fim, podem ser produtos de cargas roubadas e vendidos sem nota fiscal.

Como saber

Se você quiser se prevenir e sempre comprar medicamentos verdadeiros, o mais importante é verificar a embalagem no momento da compra. Remédios verdadeiros seguem um padrão, que precisa ser obedecido e servirá para a sua segurança.

O produto deve apresentar o número do lote, e o número impresso na parte de fora da caixa deve ser idêntico ao que está no frasco ou na cartela interna. Além disso, sempre verifique a data de validade do item. É fundamental, também, que o medicamento possua número de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por fim, o remédio que você está adquirindo precisa ter número de telefone para sanar dúvidas com o fabricante, além de um lacre de segurança, inclusive para soros e xaropes.

Local seguro

Obviamente, você deve se atentar aos locais onde compra seus medicamentos. Ao mesmo tempo em que existem farmácias de confiança, há lugares mais propícios a comercializar medicamentos falsos.

A internet, por exemplo, oferece muita praticidade, mas é o principal meio de vendas de remédios falsificados em todo o mundo. Muitas vezes, o paciente encomenda um medicamento e recebe outro, que terá efeitos imprevisíveis no organismo.

Vale lembrar que você nunca deve comprar medicamentos em feiras e camelos, pois nesses locais é bem possível encontrar itens falsificados sendo comercializados. Além disso, fique sempre de olho em promoções e liquidações, pois preços muito baixos podem ser indicadores de que a origem do produto é duvidosa, ou mesmo de que ele é roubado.

Efeitos indesejados

Os efeitos que os medicamentos falsificados podem ter sobre seu organismo são variados e nunca positivos. Se ele tiver sido diluído, a doença que deveria ser tratada permanece ou pode até piorar, enquanto você acredita que está tratando-a corretamente. Se a fórmula do remédio tiver sido alterada, você corre risco de ser intoxicado. Caso os medicamentos sejam verdadeiros, mas tenham sido roubados e contrabandeados, nada garante que as condições de higiene e conservação tenham sido respeitadas, o que pode vir a causar riscos para a sua saúde.

Prestar atenção a esses fatores é muito importante para se prevenir. Afinal, estamos falando da sua saúde, e o melhor é nunca arriscar, não é mesmo? Portanto, somente adquira remédios em farmácias e drogarias reconhecidas e regularizadas pela Vigilância Sanitária e não se esqueça de exigir nota fiscal: os riscos serão bem menores!

Você ainda ficou com alguma dúvida sobre como saber quando um medicamento é falsificado e que cuidados ter para não ser vítima desse problema? Escreva para a gente através dos comentários!

banners_ebook_post

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.