Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: quando ocorrem as intoxicação por medicamentos?

Hipolabor explica: quando ocorrem as intoxicações por medicamentos?

As intoxicações por medicamentos continuam a ser a principal causa de intoxicação humana no Brasil, e na maior parte do mundo, desde 1994 com 28% dos casos, sendo seguida por intoxicações por dominissanitários com 12%. Os principais remédios envolvidos em intoxicações no Brasil são os benzodiazepínicos, os antigripais, os antidepressivos e os antiinflamatórios. Quer aprender em quais situações isso ocorre? Continue a ler o nosso post!

Medicamentos falsos

Medicamentos falsos podem conter o ingrediente ativo em quantidades maiores do que as adequadas para consumo ou possuírem outras substâncias tóxicas não declaradas tóxicas. Em ambos os casos, intoxicações podem ocorrer. Além disso, esses medicamentos muitas vezes são armazenados de forma inadequada antes da venda, perdendo a garantia de higiene e conservação e oferecendo riscos à saúde de quem os ingere.  O recomendado é que os medicamentos sejam comprados em farmácias regularizadas pela Vigilância Sanitária e que a venda seja sempre acompanhada de nota fiscal. Atualmente, um grande número de medicamentos falsificados são vendidos pela internet, não passando por controle da Vigilância Sanitária.  Nós já escrevemos aqui no blog sobre como reconhecer um medicamento verdadeiro (https://www.hipolabor.com.br/blog/2015/01/19/hipolabor-ajuda-como-saber-se-um-medicamento-e-verdadeiro/), não deixe de conferir o post.

Ingestões acidentais

As intoxicações acidentais representam aproximadamente 40% dos casos de intoxicações, sendo a segunda causa mais comum. Os acidentes são muito comuns entre crianças de 1 a 4 anos, que chegam a representar 35% dos casos. Por isso é tão importante orientar os pais a evitarem manter medicamentos em casa, e caso isso não seja possível, garantir que as crianças não tenham acesso  aos medicamentos e evitar tomá-los na frente da criança que irá tentar imitar o comportamento. A reutilização das embalagens de medicamentos também é contraindicada, pois aumenta a chance de ingestões acidentais.

Medicamentos vencidos ou não armazenados corretamente

O armazenamento do medicamento deve ser feito de acordo com as instruções específicas da embalagem, em relação à temperatura, a luminosidade e a umidade que o medicamento deve ser mantido. O armazenamento na cozinha ou no banheiro são contra indicados já que esses ambiente tendem a ser quentes  e úmidos.  Erros no armazenamento podem alterar a composição do medicamento, reduzindo seu efeito e/ou provocando toxicidade. Esses casos são mais comuns após o armazenamento incorreto de sobras de medicamentos por um longo período de tempo.

Uso irracional de medicamento

O uso irracional seria o uso incorreto do medicamento, seja em relação à quantidade, à via ou aos horários de administração. O uso correto segue a orientação médica ou farmacêutica e a bula do medicamento quanto a esses critérios. As tentativas de suicídio são as causas mais comuns para as intoxicações com 44% dos casos, mas ele também ocorre por abuso intencional com objetivo de provocar um aborto, devido à má compreensão das orientações médicas ou à automedicação.

Interações medicamentosas

As interações medicamentosas ocorrem quando o efeito de um medicamento é alterado por outro medicamento, por um alimento, uma bebida ou outro agente químico. Pacientes com várias comorbidades frequentemente utilizam vários medicamentos diariamente e correm esse risco, caso seus médicos não sejam adequadamente informados. A interação mais letal e mais comum é a de medicamentos com bebidas alcoólicas. O álcool pode aumentar os efeitos de um medicamento como no caso de tranquilizantes e sedativos colocando a vida do paciente em risco. Alimentos gordurosos aumentam a absorção e o efeito da griseofulvina, um anti-fúngico.  O gingko bilboa, uma planta medicinal comumente utilizada, aumenta o efeito do ácido acetilsalicílico, colocando o paciente em riscos de hemorragia.  Ao prescrever, o médico deve estar ciente dessas possíveis interações buscando certificar que o paciente compreende esse risco.

Erro de prescrição ou administração

Algumas vezes, a intoxicação ocorre por erro médico no momento da prescrição. A dose e a frequência de administração podem estar acima do recomendado, colocando o paciente em risco de uma intoxicação.

Efeitos colaterais

Às vezes, devido a particularidades do organismo do paciente, as intoxicações ocorrem mesmo com o uso racional dos medicamentos. Esses casos são raros e geralmente decorrem de mutações genéticas nas enzimas responsáveis pelo metabolismo do medicamento, que quando têm sua ação reduzida aumentam a quantidade de medicamento circulante colocando o paciente em risco de intoxicação.Além desses casos, intoxicações leves podem ocorrer com medicamentos psicotrópicos que possuem a dose terapêutica muito próxima das doses tóxicas.

Conseguiu aprender quando as intoxicações medicamentosas ocorrem? Quer descobrir agora sobre como deve ser feita uma receita ou sobre as interações medicamentosas?

Leia os nossos outros posts e qualquer dúvida é só deixar um comentário.

banners_ebook_post

 

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.