Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ajuda: 8 coisas que você deve saber sobre medicamentos de uso contínuo

Hipolabor ajuda: 8 coisas que você deve saber sobre medicamentos de uso contínuo

Medicamentos de uso contínuo são extremamente importantes no tratamento de algumas doenças. Entretanto, um volume grande de pessoas faz uso desses produtos sem nem saber qual a sua aplicação, quais seus efeitos colaterais, se esses medicamentos têm substitutos ou se existe um prazo para o tratamento. Para que você possa entender melhor a sua relação com seus medicamentos de uso contínuo, a Hipolabor elaborou uma lista com algumas informações que você deve saber sobre eles. Confira:

Para que serve o medicamento e quais seus princípios ativos?

Você sabe por que está usando um medicamento controlado e quais são seus princípios ativos? Essas informações são essenciais para que você tenha conhecimento da participação desse medicamento na melhora de sua saúde. Além disso, saber essas informações também é importante para que você possa informar outros médicos e outros profissionais da saúde sobre o tipo de tratamento que está realizando.

Eu posso tomar a versão genérica desse medicamento?

Vários medicamentos possuem suas versões genéricas, que são mais baratas — mas nem sempre esses remédios e suas versões genéricas possuem fórmula exatamente igual. Sendo assim, antes de tomar o medicamento genérico, é importante saber se ele terá os mesmos efeitos que o de patente estabelecida. É muito importante que você saiba se seu medicamento de uso contínuo tem alguma versão genérica que possa substituí-lo garantindo o mesmo efeito em sua saúde. Dessa maneira você pode avaliar opções que tenham melhor custo-benefício, sem afetar a qualidade do seu tratamento.

Gestantes podem tomar esse medicamento?

Se você usa algum medicamento de uso contínuo e pretende ficar grávida, o melhor a se fazer é conversar com seu médico ou farmacêutico sobre que influência o medicamento pode ter no desenvolvimento da criança. Afinal, alguns remédios não podem ser tomados durante a gravidez porque podem causar algum problema na formação do bebê.

Quais são os efeitos colaterais do uso desse medicamento?

Conhecer os efeitos colaterais dos seus medicamentos de uso contínuo é muito importante para que você saiba diferenciar os sintomas da doença das consequências do consumo de algum desses remédios. Além disso, se você conhecer exatamente os efeitos colaterais de algum medicamento específico, é possível encontrar estratégias para evitar esses desconfortos.

Existe um prazo limite para usar esse medicamento?

Você está tomando um medicamento de uso contínuo, mas sabe por quanto tempo o tratamento será necessário? Se informe corretamente sobre esse assunto com seu médico ou farmacêutico para saber a importância do uso regular do remédio, além de poder planejar melhor a sua aquisição.

Esse medicamento tem alternativa ou substituto?

É muito importante se informar se existe algum substituto para esse medicamento de uso contínuo, caso ele venha a faltar no mercado. Qual é a outra alternativa que pode ser comprada? Essa outra opção de medicamento possui os mesmos efeitos? E quanto aos efeitos colaterais?

Posso tomar bebidas alcoólicas enquanto uso esse medicamento?

Se você não abre mão de uma cervejinha ou de um vinho no final de semana, é importante saber se o álcool não vai influenciar no efeito desse medicamento a longo prazo. Oriente-se melhor sobre isso, porque alguns remédios podem perder seus efeitos ou até causar reações adversas quando combinados com bebidas alcoólicas!

Eu preciso renovar a receita do medicamento?

Medicamentos de uso contínuo não são vendidos sem receita. Como eles precisam ser tomados regularmente, é essencial saber se você precisa renovar sua receita — para não correr o risco de a receita vencer e você ficar sem poder comprar o remédio. Se esse for o seu caso, planeje-se para pedir ao seu médico a renovação da receita sempre que necessário.

Agora comente o nosso post e nos conte se ainda ficou alguma questão! Compartilhe conosco suas dúvidas e impressões e participe da conversa!

banners_ebook_post

 

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.