Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ensina: o que você precisa saber sobre tratamento com Roacutan

Hipolabor ensina: o que você precisa saber sobre tratamento com Roacutan

O Roacutan é um medicamento famoso entre adolescentes e jovens por ser a solução para a acne, mostrando-se como um dos medicamentos mais populares utilizados para este fim. Mas como esse medicamento age? Por que falam tanto dos seus efeitos colaterais? Por que grávidas não podem usá-lo? Afinal, é seguro usar esse medicamento? Vamos responder todas essas perguntas no texto de hoje, trazendo tudo o que você precisa saber sobre o tratamento com o Roacutan. Confira!

O que é o Roacutan?

A isotretinoína, o composto químico do Roacutan, pertence à classe dos retinoides, a mesma da vitamina A e que inclui também os carotenoides da cenoura, o ácido retinoico, que é produzido naturalmente no organismo humano e a tretinoína, que também pode ser usada no tratamento para a acne. Substâncias dessa classe têm um importante papel na regulação do crescimento celular, principalmente das células epiteliais, no estabelecimento da visão noturna e na manutenção do sistema imune.

Como o Roacutan age no tratamento contra acnes?

Ainda não se conhece todos os mecanismos de ação da isotretinoína, mas já está estabelecido que essa substância inibe a atividade das glândulas sebáceas e as reduz de tamanho, além de ter um efeito anti-inflamatório. Esses efeitos são dose-dependente e geram resultado clínico entre oito e dezesseis semanas de tratamento. Além disso, a isotretinoína também atua sobre a hiperqueratinização folicular e sobre a colonização dos ductos pela Propionibacterium acnes, cobrindo, assim, todos os mecanismos patológicos que geram a acne.

Além do Roacutan, produzido pela Roche, a isotretinoína também é encontrada na forma genérica, do laboratório Ranbaxy e como similar da Eurofarma, com nome comercial de Cecnoin e apresentando um custo relativamente menor.

Como o Roacutan deve ser usado?

O uso do Roacutan deve ser feito sempre de acordo com as prescrições médicas e só pode ser recomendado por médicos experientes no uso de retinoides sistêmicos e que compreendam seus efeitos colaterais. Como o efeito do medicamento é dose-dependente, deve-se iniciar o tratamento com 0,5mg/kg/dia e avançar até 2,0mg/kg até se obter o resultado clínico desejado. A maioria dos pacientes apresenta uma boa resposta com doses inferiores a 1mg/kg/dia. As doses acima dessa são reservadas para casos realmente severos de acne.

Para evitar a recorrência recomenda-se uma dose cumulativa de 120 a 150mg/kg, devendo-se usar esses valores e a dose diária como base para o cálculo do período total de tratamento, obtendo-se geralmente algo entre 16 e 24 semanas.

Quando o Roacutan é indicado?

A isotretinoína é indicada para o tratamento de acnes classificadas como grau III e IV, ou seja, casos severos de acne nódulo-cística e conglobata ou acne com o potencial de gerar cicatrizes permanentes. O tratamento pode ser feito também como um último recurso em casos de acne resistentes a antibióticos e agentes tópicos.

Para que casos o Roacutan é contraindicado?

Uso pediátrico: o uso em pacientes com menos de 12 anos nunca foi estudado

Potencial gravidez: a isotretinoína possui um efeito teratogênico, provocando anomalias fetais graves e sendo absolutamente proibida durante a gravidez ou menos de um mês antes da gravidez. Para se certificar disso, é necessário que as mulheres em uso do Roacutan afirmem termos de consentimento e de responsabilidade, garantindo o uso de métodos contraceptivos, a realização de testes de gravidez regularmente e a interrupção imediata do medicamento caso haja a suspeita de gravidez.

Amamentação: o medicamento consegue ultrapassar a barreira das glândulas mamárias e ser eliminada pelo leite, podendo gerar efeitos adversos nos bebês.

Hipervitaminose A: como a isotretinoína pertence à classe da vitamina A, ela potencializará o excesso dessa vitamina, contribuindo para os sinais e sintomas desse quadro

Uso de tetraciclina: já foi relatado casos de hipertensão craniana quando a isotretinoína foi utilizada concomitantemente aos antibióticos tetracíclicos. Recomenda-se o uso de outras classes de antibióticos durante o tratamento com o Roacutan.

Dislipidemias: a isotretinoína aumenta os níveis sanguíneos de lipídeos, sendo contraindicada para pacientes que já apresentam quadros dislipidêmicos ou com fatores de risco para tal, como obesidade, diabetes e alcoolismo. Se realizado o tratamento, deve-se acompanhar de perto os índices lipídicos já que o aumento dos triglicérides acima de 800mg/dL está associado a casos fatais de pancreatite aguda.

Alergia: hipersensibilidade a isotretinoína ou seus compostos (como óleo de soja e parabenos) são contraindicações para o uso.

Insuficiência hepática: elevações temporárias das enzimas hepáticas são relatadas com o uso de isotretinoína, devendo-se reduzir a dose ou interromper o tratamento caso as elevações sejam significativas.

Insuficiência renal grave: embora o uso não seja contraindicado completamente, recomenda-se iniciar com doses baixas como 10mg/dia e não ultrapassar a tolerância do paciente.

Quais os efeitos colaterais do Roacutan?

As reações mais comuns e que ocorrem em, pelo menos, 10% dos pacientes em uso de isotretinoína, são o ressecamento de pele e de mucosas, anemia, elevações das enzimas hepáticas, dislipidemia, mialgia e artralgia. Mas também podem ocorrer:

  • alopecia reversível;
  • fechamento precoce de epífises;
  • calcificações de tendões;
  • agranulocitose;
  • epistaxe;
  • depressão;
  • sintomas psicóticos;
  • ideação suicida;
  • cefaleia;
  • hematúria;
  • comprometimento parcial da audição;
  • infecções bacterianas locais ou sistêmicas;
  • ileíte regional ou doença de Crohn.

Informações importantes sobre o tratamento

Apesar dos efeitos colaterais e contraindicações, a isotretinoína continua sendo considerada um medicamento eficaz para o tratamento de acne, com os benefícios superando os seus riscos. Durante o tratamento, o acompanhamento por profissionais de saúde é essencial, para que seja possível identificar qualquer efeito que faça necessário interromper o tratamento e garantir que o paciente esteja bem informado quanto aos riscos do tratamento, principalmente quanto ao efeito teratogênico, inibindo o compartilhamento do medicamento com outras pessoas. Veja abaixo mais algumas informações relevantes sobre o tratamento:

Para lidar com os efeitos colaterais mais comuns, o paciente deve ser instruído a proteger a pele com emolientes e protetores solares com no mínimo FPS 30 e evitar depilação por meios agressivos. Para o ressecamento dos olhos, deve-se usar colírios e evitar lentes de contato.

  • Assim como todos os outros medicamentos, a isotretinoína deve ser mantida entre 15-30ºC em um ambiente seco, longe de umidade e de luz solar direta, com o risco de perda de eficácia caso essas recomendações não sejam seguidas.
  • Por ser lipofílica, a isotretinoína deve ser administrada juntamente a alimentos, o que dobra sua biodisponibilidade.
  • Caso o paciente se esqueça de tomar o medicamento, a ingestão do dobro da dose não é recomendada.
  • Em 10 anos após o tratamento, 60% dos pacientes continuam apresentando remissão completa da acne e cerca de 20% precisam repetir o tratamento com Roacutan.

E então, você ainda tem alguma dúvida sobre o Roacutan? Deixe um comentário e compartilhe a sua opinião sobre esse medicamento!

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.