Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ensina: 5 cuidados que devemos ter com a medicação de grávidas

Hipolabor ensina: 5 cuidados que devemos ter com a medicação de grávidas

Durante a gravidez, os cuidados com a saúde da mãe devem ser constantes. A troca sanguínea entre o feto e a gestante não faz distinção entre substâncias que possam ser boas ou prejudicar a formação do bebê. Além de manter uma alimentação saudável, cortar o uso de drogas, álcool ou cigarro, tomar cuidados com a medicação de grávidas é essencial.

O péssimo hábito da automedicação não é novidade entre os brasileiros, porém, durante a gestação esse ato pode trazer consequências irreversíveis para a saúde da mãe e do bebê. Confira alguns cuidados que devemos ter:

Saiba que os 3 primeiros meses de gestação merecem cuidados redobrados

Este é o período mais crítico da gestação. Nesta fase os fármacos podem afetar o crescimento, desenvolvimento e saúde do feto, além de causar más formações congênitas e até o aborto. Nesta fase, o consumo de medicamentos deve ser o mais restrito possível.

Leia sempre a bula e esteja atento aos riscos que o remédio oferece durante a gravidez. Em casos em que a grávida precisar de medicamentos para doenças crônicas como diabetes, hipertensão ou artrite, consulte o médico para entender as reações desses remédios nesta fase.

Tenha em mente que os remédios não são inofensivos

Até mesmo aqueles que não precisam de receita e são comumente utilizados — como as aspirinas e o ibuprofeno — são riscos em potencial. As aspirinas podem causar hemorragia na mãe e na criança, já o ibuprofeno pode ser responsável por desencadear aborto espontâneo.

Por mais inofensivos que possam parecer, qualquer medicamento deve ser administrado sob prescrição médica durante a gestação. Nenhum medicamento é completamente seguro durante a gravidez. A orientação para a administração de fármacos é responsabilidade do profissional da saúde. Por isso, deve-se estar atento às classificações de risco dos remédios. Portanto, busque a classificação dos medicamentos na bula e veja a classificação de risco.

Conheça os fármacos proibidos

Existem medicamentos que devem ser evitados em qualquer período da gestação, independentemente do caso. A Isotretinoína (Roacutan), muito utilizada em tratamentos de acne oferece riscos ao sistema nervoso central, coração e grandes vasos sanguíneos do bebê. Antibióticos à base de Tetracilinas também devem ser evitados por ocasionar descoloração do esmalte dentário na primeira dentição e até mesmo parto prematuro e óbito intrauterino.

O Metotrexato, antiofalato usado no tratamento de câncer e doenças autoimunes também está na categoria de medicamentos proibidos; junto a Penicilamina, utilizada como antirreumático e antiurolítico.

Oriente sobre a atenção antes, durante e depois da gestação

Todas as considerações aqui descritas devem ser motivo para atenção antes mesmo da concepção. Gerar uma nova vida requer cuidado e observação constantes. É preciso orientar as gestantes sobre a importância de uma gestação saudável, que se inicia no momento da decisão de ter o filho.

Esses cuidados também são importantes durante a amamentação, quando o bebê continua recebendo substâncias ingeridas pela mãe, através do leite materno. Alertar sobre os riscos da automedicação e orientar a leitura da bula de qualquer medicamento devem ser atitudes tomadas por profissionais da saúde.

Informe-se sempre

Conheça e entenda as reações causadas pelos fármacos nas mais diversas situações. Confira receitas, orientações e bulas. Os cuidados com a medicação de grávidas nunca são demais, não é mesmo? Portanto, informe-se e oriente as gestantes para que elas também façam o mesmo.

E para ter acesso a outras dicas e artigos sobre medicamentos e saúde, assine nossa newsletter e receba o nosso conteúdo!

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.