Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: como funciona o teste de glicose

Hipolabor explica: como funciona o teste de glicose

Todo mundo já fez um teste de glicose alguma vez na vida. Uma boa parte da população, inclusive, sempre realiza esse teste nos check-ups anuais. Mas afinal quais os tipos de testes que existem? Todos servem para a mesma coisa? Quais os resultados que levam a um diagnóstico de diabetes? Com que frequência deve-se fazer o teste de glicose? E no caso do diabetes gestacional, alguma coisa muda? Lendo o nosso post você vai aprender tudo sobre o teste de glicose. Confira!

Quais os testes de glicose existentes?

Existem três exames de glicose: a glicemia de jejum, a glicemia plasmática aleatória e a prova de tolerância à glicose oral.

Glicemia de jejum

É realizada com uma amostra retirada do sangue venoso. O jejum deve ser de, no mínimo, 8 horas e de, no máximo, 13 horas e 45 minutos. No dia anterior ao exame, deve-se evitar o consumo de álcool e a prática de exercícios físicos extenuantes.

Glicemia plasmática aleatória

Geralmente é medida com o glicosímetro, sem qualquer preocupação com jejum ou refeições.  Avalia a glicose presente no sangue capilar, gerando um resultado imediato com uma pequena amostra de sangue.

Prova de tolerância à glicose oral ou teste de sobrecarga

Avalia como o paciente responde a uma carga padronizada de glicose anidra em solução aquosa após um jejum de 8h a 16h. A glicemia é avaliada em jejum e após duas horas de ingestão da solução de glicose.

Quais os valores de referência para cada teste?

Glicemia de jejum

  • Normal: < 100 mg/dL
  • Pré-diabetes: entre 100 e 125 mg/dL
  • Diabetes: ≥ 126mg/dL

Prova de tolerância à glicose oral

  • Normal: <140mg/dL
  • Intolerância à glicose: entre 140 e 199 mg/dL
  • Diabetes: ≥ 200mg/dL

Caso o resultado da glicemia de jejum e do teste de sobrecarga esteja alterado, recomenda-se repetir o exame para confirmar o diagnóstico.

Glicemia plasmática aleatória

Um resultado ≥ 200mg/dL acompanhado de sintomas como perda de peso, aumento da quantidade de urina e aumento da sede é suficiente para o diagnóstico de diabetes.

Quem deve realizar cada teste?

Pessoas sem fatores de risco que não apresentem suspeita de diabetes devem realizar a glicemia de jejum a partir dos 45 anos e repeti-la a cada três anos se o resultado for normal. Para pessoas mais jovens, a glicemia de jejum só é recomendada se houver sobrepeso associado a outros fatores de risco como hipertensão, sedentarismo, tabagismo, histórico familiar de diabetes, exames de glicose alterados, histórico de diabetes gestacional ou dislipidemias. Mas, na realidade, esse exame é pedido frequentemente pelos médicos, mesmo para pessoas saudáveis.

A glicemia aleatória deve ser realizada no consultório quando há suspeita clínica de diabetes ou em casa para monitoramento de pacientes diabéticos. Já o teste de sobrecarga só é recomendado para pessoas com pré-diabetes pela glicemia de jejum e para as gestantes.

Há alguma peculiaridade nos testes de glicose realizados durante a gravidez?

Como o diabetes pode afetar o crescimento do bebê, acelerar o parto e provocar a morte da criança nas primeiras horas de vida, o controle da glicemia durante a gravidez é essencial. Além disso, a própria gravidez aumenta a chance de desenvolvimento de diabetes, com o chamado diabetes gestacional, que geralmente se resolve após o parto.

Seguindo as diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes, recomenda-se a realização de uma glicemia de jejum no início do pré-natal. Se a glicemia for igual ou menor a 92mg/dL, o valor considerado normal, deve-se realizar um teste de sobrecarga entre a 24ª e a 28ª semana de gravidez. Se a glicemia de jejum estiver entre 93 e 126 mg/dL, o diagnóstico de diabetes gestacional já pode ser feito. Uma glicemia acima de 126 indica que a mulher já devia apresentar diabetes antes da gestação.

Gostou do nosso post? Leia nosso Guia Hipolabor: diabetes para aprender mais sobre essa doença cada vez mais comum na população brasileira e confira os cuidados necessários com a medicação dos diabéticos! E se você ainda tem alguma dúvida não deixe de escrever para nós no espaço de comentários!

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.