Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Ácido fólico é importante para a boa formação do bebê

Mulheres que planejam engravidar devem se preparar previamente para os nove meses de gestação. O consumo de ácido fólico, uma vitamina do Complexo B, iniciado um mês antes da concepção até o terceiro, é uma recomendação importante para a saúde do bebê. Para facilitar o acesso, vários postos de saúde no Brasil distribuem gratuitamente o ácido fólico produzido pela Hipolabor.

O uso do produto reduz entre 50% e 70% os casos de má formação do tubo neural do feto, que dá origem ao sistema nervoso central. Essa estrutura é formada entre o 17º e o 30º dia após a concepção e, quando há alterações, pode causar problemas graves ao bebê, como anencefalia, espinha bífida, lábio leporino, diferentes graus de retardo mental, dificuldade para a aprendizagem escolar e algumas doenças cardíacas.

A dosagem recomendada pelos médicos costuma variar em torno de 400 microgramas de ácido fólico por dia, durante os quatro meses indicados. Portanto, é essencial que o médico prescreva a quantidade correta. No caso de mulheres com mais de 35 anos ou que já tiveram filhos com algum problema no tubo neural, a recomendação é que a dose seja aumentada.

O suplemento contribui também para o rápido crescimento celular da placenta e do bebê, reduz casos de anemia na mãe e as ocorrências pré-eclâmpsia. Se a descoberta da gravidez tiver acontecido de forma inesperada, mas ainda nos três primeiros meses, o ácido fólico ainda deve ser incluído na dieta alimentar. Ele não engorda e não tem efeitos colaterais.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.