Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: Emprego como gerente farmaeconomia vale a pena?

Hipolabor explica: Emprego como gerente farmaeconomia vale a pena?

O setor farmacêutico no Brasil vive um excelente momento, mesmo com uma conjuntura econômica um pouco desfavorável no país. Especialmente após a entrada dos genéricos no mercado, o campo ficou mais amplo e propício a absorver mais profissionais, pagando muito bem pelos seus serviços.

Com isso, a concorrência também aumentou e novas profissões foram criadas para responder a esse cenário. Uma das mais promissoras é a de gerente farmaeconomia. Quer descobrir o que ele faz e se realmente vale a pena optar por esse emprego? Então não deixe de ler o post de hoje! Confira:

O que é farmacoeconomia?

Para falarmos do profissional que atua como gerente nessa área, precisamos compreender primeiro o conceito de farmaeconomia. Esse termo é relativamente novo e se refere, como o próprio nome diz, ao estudo da aplicação das questões econômicas em relação aos medicamentos, com o intuito de aprimorar a eficiência dos gastos no sistema de saúde.

Como os recursos, especialmente nas políticas públicas, são limitados, é essencial desenvolver métodos que ajudem nas tomadas de decisões, fazendo escolhas específicas entre uma série de medicamentos ou até de políticas e estratégias de intervenção.

No setor privado, a coisa não muda muito de figura: como o lucro é indispensável, a farmaeconomia garante mais precisão nas escolhas e melhor conhecimento de causa.

O que faz o gerente farmaeconomia?

O emprego como gerente farmaeconomia é um dos mais concorridos da área e ele tem uma função bem importante para o setor farmacêutico. Sua atuação principal é no estudo financeiro de medicamentos e intervenções de saúde, tornando mais eficaz qualquer coisa que diga respeito ao consumo, produção e distribuição de remédios.

Ele está apto a identificar, propor e determinar sobre a incorporação de tecnologias mais modernas na área, buscando a melhoria do acesso à saúde e gerenciamento mais efetivo de serviços farmacêuticos. Também atende às demandas do departamento de marketing e de farmacovigilância da indústria, fazendo uma avaliação estratégica para o registro de novos procedimentos, com o objetivo de demonstrar sua efetividade e precificação, sempre atendendo as regulações sanitárias.

Esse profissional também é primordial para a análise de custos dos tratamentos de determinados tipos de pacientes em relação a cada fármaco passível de utilização: ele ajuda a traçar estratégias melhores, como fazer a alternativa mais financeiramente viável, optando pelo medicamento “A” ou “B”, por exemplo. Ele analisa também os impactos sociais dos tratamentos e fornece respostas e soluções para seu contratante.

Qual é a formação do gerente farmaeconomia?

Geralmente, quem quer um empego de gerente de farmaeconomia é graduado como farmacêutico ou economista (ou, preferencialmente, os dois). No entanto, já existem cursos de extensão e pós-graduação específicos para a área, especialmente em razão do forte crescimento dos últimos anos. A área de saúde é uma das que apresenta melhores prognósticos de desenvolvimento num futuro próximo e, dependendo do cargo, o gerente farmaeconomia pode conquistar um salário que chega a 30 mil reais por mês.

E então? Convencido de que um emprego como gerente farmaeconomia vale a pena? Se você atua ou pretende atuar na área, essa profissão pode ser perfeita para você ter um cargo essencial com um ótimo salário! Ainda ficou com alguma dúvida ou quer deixar sua opinião? Escreva nos comentários aqui do blog!

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.