Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: por que a insuficiência de vitamina D é tão comum

Hipolabor explica: por que a insuficiência de vitamina D é tão comum

Em 2011, o IBGE divulgou uma pesquisa apontando que a população brasileira apresenta insuficiência de vitamina D. O resultado surpreendeu, já que o Brasil é um país tropical e temos sol o ano todo — como se sabe, a vitamina D se fixa melhor no organismo quando é sintetizada pelo sol (e sem filtro solar).

No entanto, a vida corrida do dia a dia não oferece muito tempo para a expor ao sol nos horários permitidos, muito menos sem o uso de proteção solar, o que leva à insuficiência do nutriente. Acompanhe o post de hoje e saiba mais sobre o assunto!

Sintomas e causas da insuficiência de vitamina D

A insuficiência de vitamina D pode acarretar em diversos sintomas, como fraqueza óssea e muscular, depressão, problemas vasculares, perda de memória e falhas no raciocínio.

Além disso, a insuficiência de vitamina D também está relacionada ao desencadeamento de doenças mais graves, como a asma, problemas cardíacos, raquitismo, osteoporose, osteomalácia, doenças autoimunes, diabetes, hipertensão, insuficiência renal e artrite reumatoide.

As pessoas pertencentes ao grupo de risco para esse tipo de insuficiência vitamínica são as de pele negra, as com idade acima de 65, as que não se expõem ao sol, sedentários, obesos ou pessoas que façam uso contínuo de medicamentos com corticoides.

Prevenção e tratamentos

Um simples exame de urina ou de sangue é suficiente para saber se há insuficiência da vitamina D, que está relacionada às funções metabólicas, musculares, cardíacas e neurológicas. Se não houver a absorção e aproveitamento do cálcio pelo organismo ou alimentação, as dosagens de vitamina ou suplementos deverão ser prescritas por um médico.

Apesar de estar associada a uma vitamina, a vitamina D sintetizada no organismo é, na verdade, um hormônio. A dose indicada varia de acordo com o peso corporal e idade, sendo, de modo geral, 400mg para crianças, adolescentes e adultos, enquanto os idosos necessitam de 600mg. O tratamento para a insuficiência de vitamina D tem duração média de 2 meses.

Na gravidez, é fundamental a prescrição de suplementos como prevenção de doenças dos recém-nascidos. Estudos mostram que os bebês podem nascer autistas ou esquizofrênicos caso a mãe tenha deficiência da vitamina.

Para muitos, o sol representa um problema. Pessoas de pele clara, por exemplo, são mais suscetíveis ao câncer de pele e ao envelhecimento precoce. Além disso, temos uma campanha ostensiva contra a exposição solar sem proteção. Mas você não precisa estar na praia ou piscina para ter os benefícios do sol: sintetizar a vitamina D, basta tomar cerca de 10 minutos de sol diariamente, durante os horários permitidos (antes das 10h e após as 16h). Pessoas de pele negra, por terem mais melanina e uma pele mais resistente, precisam de mais tempo de exposição ao sol.

Além disso, é importante ingerir alimentos como salmão, sardinha, cavalinha, frutos do mar, gema de ovo, fígado de galinha e os derivados do leite, que também são ótimas fontes de cálcio.

Tomando as medidas certas, é possível driblar a insuficiência de vitamina D. E então, restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.