Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: quais são os principais tipos de contraceptivos

Hipolabor explica: quais são os principais tipos de contraceptivos

Desde que percebeu a relação entre a relação sexual e a gravidez, o homem busca maneiras de impedir a concepção, desde o coito interrompido descrito na Bíblia passando por métodos arcaicos e obsoletos, como a ingestão de mercúrio na China e as pastas contraceptivas usadas no Egito. Felizmente, os tipos de contraceptivos evoluíram muito, e atualmente existem diversas opções eficientes e seguras para evitar uma gravidez não planejada.

A escolha do método contraceptivo deve levar em consideração fatores como sua eficácia, vantagens e desvantagens, preço e comodidade do paciente, lembrando que a combinação de mais de um método aumenta exponencialmente sua eficiência. Confira quais são os principais métodos contraceptivos utilizados atualmente:

Camisinha (masculina e feminina)

Um dos métodos mais utilizados no mundo, o preservativo masculino pode ser feito de látex ou poliuretano, não tem contraindicações e não oferece efeitos colaterais. Por ser um método de barreira, ela também protege contra doenças sexualmente transmissíveis e sua eficiência depende da colocação correta, podendo chegar a 98%.

Já o preservativo feminino, feito de borracha nitrílica, ainda não é muito conhecido, mas também oferece as mesmas vantagens que a versão masculina, apesar de ter um preço um pouco maior e da taxa de eficiência ligeiramente menor (cerca de 95%).

Pílula anticoncepcional

Um dos métodos mais utilizados pelas mulheres em todo o mundo, as pílulas modernas usam uma combinação de hormônios (como estrogênio e progesterona) para inibir a ovulação e, consequentemente, impedir a concepção. Existem vários tipos de pílulas anticoncepcionais, com diversas concentrações diferentes de hormônios e apenas o médico pode indicar a melhor variação para cada paciente.

Apesar de não oferecer proteção contra doenças sexualmente transmissíveis, a pílula pode diminuir o sangramento, as cólicas menstruais e os sintomas de TPM, e sua eficácia chega a 99%, se for tomada corretamente. Porém, uma grande porcentagem de falhas está associada a esquecimento ou dúvidas na hora de tomar o anticoncepcional.

DIU (Dispositivo Intra Uterino)

O DIU é um dispositivo de plástico em formato de T, que é colocado dentro de útero da mulher através de um procedimento simples realizado pelo médico. O DIU pode ser revestido de cobre ou de progesterona, e é considerado um método de longa duração, já que pode ser mantido dentro do corpo da mulher por até 10 anos, dependendo do tipo utilizado. Sua eficácia gira em torno de 99%.

Diafragma

O diafragma é um método de barreira, não hormonal, que consiste em um anel flexível revestido por borracha que bloqueia a entrada dos espermatozoides no útero. Ele deve ser colocado antes das relações sexuais e retirados 12 horas após, para obter sua eficácia média que chega a 90%. Quando combinado com espermicida, ele se torna mais eficiente.

Implante anticoncepcional

O implante consiste em uma cápsula de hormônios que deve ser introduzida embaixo da pele. Apesar de seus efeitos colaterais (que incluem aumento do sangramento, dor de cabeça e náuseas), ele apresenta algumas vantagens em relação às pílulas anticoncepcionais, principalmente com relação à duração da proteção — que vai de seis meses até três anos — e à praticidade, pois não depende da regularidade ao tomar.

Existem outros tipos de contraceptivos cuja eficácia é discutível (como coito interrompido, tabelinha e análise do muco cervical) e métodos permanentes (laqueadura e vasectomia) que devem ser esclarecidos para que os pacientes façam uma escolha consciente e segura.

Você tem dúvidas sobre os tipos de contraceptivos disponíveis atualmente? Qual método você considera o mais seguro? Deixe seu comentário!

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.