Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ensina: As diferenças de atividade física e exercício físico

Hipolabor ensina: As diferenças de atividade física e exercício físico

Não é segredo para ninguém que o sedentarismo é um dos maiores inimigos de uma boa saúde: movimentar o corpo é essencial para gastar calorias, não acumular quilos extras e também para manter o aparelho cardiovascular em dia. No entanto, as formas de fazer isso variam bastante. Poucas pessoas sabem, mas atividade física e exercício físico, embora sejam igualmente benéficos, não são exatamente a mesma coisa.

Se você quer entender melhor essa diferença e descobrir qual é o mais indicado para o seu perfil, não deixe de ler esse artigo que preparamos sobre o tema. Confira:

Atividade física

A atividade física pode ser entendida em um contexto muito amplo: ela é todo o tipo de movimento produzido pelos músculos, que nos causam um gasto energético acima do que teríamos em repouso.

Em outras palavras, ela é tudo o que realizamos no dia a dia quando não estamos descansando: andar do quarto para a sala, limpar a casa, lavar a louça, passear com o cachorro, descer a escada do prédio, brincar com os filhos, levantar para atender o telefone, cuidar do jardim e muito mais.

Como podemos ver, a atividade física não é algo sistematizado ou programado: ela simplesmente ocorre pela necessidade natural do ser humano e existir e se relacionar com seu meio e seu estilo de viver. E vale reforçar um detalhe importante: ela não deve ser menosprezada!

Quem automatiza sua vida em excesso com controles remotos ou telefones sem fio, quem usa o carro para tudo e evita todo o tipo de esforço, certamente poderá ter prejuízos na saúde e ganhar uns quilos extras em médio e longo prazos.

Exercício físico

O exercício físico, por sua vez, é uma sequência sistematizada de movimentos, que são executados de maneira planejada e possuem um objetivo especifico. Ela é repetitiva e deve ser feita com a ajuda de um profissional de saúde, pois somente ele poderá determinar a intensidade ideal, a duração, as cargas e o objetivo de acordo com o perfil e o estado físico da pessoa.

O exercício pode servir para desenvolver valências físicas, equilibrar ou aumentar a musculatura, reduzir de maneira mais rápida o peso corporal, melhorar a capacidade respiratória, diminuição da pressão arterial e precaver o surgimento de males como diabetes e patologias cardiovasculares. Alguns dos exemplos mais comuns são a natação, o cooper, a musculação, o futebol, o basquete e muitos outros esportes.

Mitos e curiosidades

Uma pessoa pode ser considerada ativa fazendo atividade física ou exercício físico, desde que ultrapasse 150 minutos por semana se movimentando, seja continuamente ou intercalando. Ainda que fazer um treinamento com o auxílio de um profissional possa trazer resultados mais seguros e rápidos, o seu coração, por exemplo, não vai diferenciar se você está fazendo meia hora de caminhada ou se passeia com o seu cachorro pelo mesmo período.

O essencial é procurar algo que lhe dê prazer e fazer de forma contínua: poucos dias de sedentarismo são suficientes para provocar mudanças negativas na sua composição corporal e na sua aptidão física.

E um mito muito comum nesse aspecto é achar que você precisa se derreter de suor para melhorar o seu rendimento. Na verdade, você deve forçar seu corpo a um limite tolerável e jamais pode se esquecer da hidratação: 20 minutos antes do esforço, um ou dois copos d’água são altamente indicados.

Outra lenda é achar que os alongamentos são bobeira: eles preparam os músculos para a contração e a extensão em praticamente qualquer tipo de movimento, portanto não abra mão de fazê-los sempre que possível.

Gostou de entender a diferença entre atividade física e exercício físico? O importante é não ficar parado e botar seu corpo para trabalhar! E como a alimentação também é essencial para a boa saúde, confira também esse artigo sobre os 16 alimentos que ajudam a prevenir o câncer!

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.