Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: 4 benefícios do ômega 3

Hipolabor explica: 4 benefícios do ômega 3

Você sabia que nem todo tipo de gordura faz mal para a saúde? Os ácidos graxos são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo e são importantes aliados da saúde. Em especial, o ômega 3 é uma das principais “gorduras boas” que fazem bem para a saúde. Trata-se de uma gordura polinsaturada essencial para o corpo, pois o organismo não é capaz de produzi-lo naturalmente.

Por isso, o ômega 3 deve ser ingerido a partir de um plano alimentar equilibrado ou suplementação, que deve ser avaliada por um médico. Neste post, você vai entender como esse nutriente atua no organismo e quais são os benefícios do ômega 3 para a saúde. Confira!

Ômega 3 no organismo

O ômega 3 está presente em peixes como o salmão, a tilápia e o atum, e é uma gordura excelente para o organismo. Entre as funções do ômega 3 no organismo está a elaboração das camadas lipídicas que envolvem as células e melhoram o funcionamento e as funções celulares. Os ácidos graxos também são essenciais para o bom funcionamento do cérebro e da visão.

Proteção cardiovascular

Entre os benefícios do ômega 3, um dos principais é contribuir para reduzir o risco de doenças no sistema cardiovascular. Neste sentido, o ômega 3 age de duas formas: o EPA (ácido eicosapentanoeico) atua diretamente nas plaquetas sanguíneas e ajuda a evitar o surgimento de coágulos no sangue, que podem levar a um enfarto ou a um derrame.

Esse ácido também ajuda a reduzir os triglicerídeos, uma gordura ruim para o organismo. Outro ácido presente no ômega 3, o DHA (ácido docosahexaenoico) também atua na prevenção de doenças cardiovasculares. Sua principal função é estabilizar a atividade elétrica no coração, o que, por sua vez, contribui para evitar doenças cardíacas.

Combate ao colesterol alto

Os níveis elevados de colesterol LDL (ruim para o organismo) são uma preocupação de muitas pessoas. Embora o colesterol ruim seja associado à obesidade, é sabido que a má alimentação pode ser responsável por níveis elevados do mau colesterol mesmo em pessoas aparentemente em forma, o que mostra que o LDL pode ser um inimigo silencioso.

Quando em excesso, o LDL é depositado nas artérias e pode provocar o entupimento, o que aumenta o riscos de doenças como o infarto, o derrame cerebral e a hipertensão.

Controle da pressão Arterial

Outro importante benefício do ômega 3 é evitar a formação de placas de gordura nas paredes arteriais, que podem obstruir a passagem do sangue, além de tornar as veias e artérias mais flexíveis. Por isso, o consumo de ômega 3 contribui para prevenir doenças como hipertensão, aterosclerose, derrame e infarto.

Para além da prevenção

Os benefícios do ômega 3 não estão ligados apenas à prevenção. Muitas vezes, o ômega 3 é inserido na dieta após o paciente apresentar um quadro cardíaco ou de hipertensão, por exemplo, para evitar um novo problema.

Além dos benefícios do ômega 3 já listados, essa gordura também é boa para a saúde dos olhos e ajuda a combater a degeneração da mácula da retina. Com tantas vantagens, não há dúvidas de que é necessário incluir já o ômega 3 na alimentação, certo? Consuma carne de peixe, linhaça e chia. O consumo também pode ser suprido com o uso de suplementos manipulados e receitados pelo seu médico.

E você, já inclui o ômega 3 na sua dieta? Compartilhe suas dicas nos comentários

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.