Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: competências e habilidades do farmacêutico

Hipolabor explica: competências e habilidades do farmacêutico

O farmacêutico é o profissional que estuda a composição de cosméticos, medicamentos e alimentos industrializados, além de orientar o processo de fabricação desses produtos. Essa profissão possui um amplo campo de atuação no mercado de trabalho, sendo de extrema importância para farmácias, indústrias de cosméticos, de alimentos e laboratórios.

Por isso, é essencial que os profissionais que estão dando seus primeiros passos no mercado saibam como devem agir na prática dessa profissão para exercê-la com qualidade. Acompanhe o post de hoje e saiba mais sobre as habilidades e competências do farmacêutico!

Como o farmacêutico deve agir?

É extremamente importante que o profissional dessa área conheça precisamente qual será seu campo de atuação, para que possa agir de maneira coerente com a sua formação, exercendo somente as atividades privativas de seu segmento.

Vale ressaltar que as atividades que não são destinadas somente aos farmacêuticos podem ser executadas por outros profissionais da área da saúde, desde que eles tenham conhecimentos e habilidades para isso.

Quais as competências do farmacêutico?

O Decreto 20.377, de 08/09/1931 foi o primeiro regulamento do país que discorreu sobre o exercício da profissão de farmacêutico. Posteriormente, ele foi derrogado pela Lei n° 5991/73.

De acordo com esses documentos, algumas das principais competências privativas dos farmacêuticos são:

  • Manipulação, controle de qualidade e produção de cosméticos e medicamentos que possuem indicação terapêutica;
  • Estocagem e armazenamento de medicamentos e outros produtos farmacêuticos;
  • Obtenção e controle de qualidade dos fármacos;
  • Realização de perícias em fórmulas, atividades, produtos, métodos e processos farmacêuticos ou que possuem origem nesse campo;
  • Fiscalização de profissionais, empresas, processos e métodos ligados ao setor farmacêutico;
  • Magistério de disciplinas da grade curricular do curso de Farmácia — sendo o profissional formado em bacharelado ou licenciatura.

Essas são somente as principais atividades relacionadas aos farmacêuticos. As competências são inúmeras, em especial devido à expansão do campo de atuação desse profissional, que possibilitou ao mesmo atuar em outros setores, como indústrias cosméticas e alimentícias.

Habilidades essenciais para um bom profissional

Além de possuir uma formação qualificada, existem algumas competências desenvolvidas pelo farmacêutico que permitem maior reconhecimento e respeito no mercado de trabalho. Dentre elas, podemos citar:

Multifuncionalidade

O farmacêutico deve ter preparação suficiente para atuar em todo o seu campo de ação. Isso significa que ele não deverá somente ter conhecimentos sobre os remédios, mas também ter capacidade para desenvolver ações de proteção, prevenção e reabilitação da saúde, tanto em nível coletivo quanto individual.

Atenção farmacêutica

O profissional dessa área deve estar preparado para prestar ajuda ao paciente, monitorando os resultados do tratamento farmacológico através da explicitação de informações sobre o medicamento — como fazer a sua administração, quais são os efeitos colaterais, características do fármaco etc.

Capacidade de gerenciamento

É extremamente importante que os farmacêuticos estejam aptos a tomar iniciativas rápidas, através da administração dos recursos materiais e físicos que possui.

Conhecimento contínuo

Assim como em todas as profissões, é necessário que o farmacêutico não deixe que seu conhecimento seja estagnado. Para isso, o profissional deve buscar por cursos de atualização e especializações.

Além disso, é preciso estar atento às mudanças que ocorrem nos medicamentos, como a sua descontinuação, para que possam fornecer informações atualizadas para os pacientes.

As habilidades e competências do farmacêutico são inúmeras! Por isso, é preciso que o profissional esteja sempre se empenhando em exercer a profissão da melhor maneira possível, conquistando assim reconhecimento no mercado de trabalho.

Curta a nossa página no facebook e fique por dentro de todas as novidades do blog da Hipolabor!

 

banners_guiahipolabor_post

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.