Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor alerta: cuidados e requisitos para a entrega de medicamentos

Hipolabor alerta: cuidados e requisitos para a entrega de medicamentos

A entrega de medicamentos é a etapa final da cadeia logística dos produtos para a saúde. Ela é constituída, inicialmente, pelas etapas de fabricação, armazenamento, distribuição e transporte.

Como se trata de medicamentos, o farmacêutico é o profissional mais indicado para acompanhar e avaliar essas fases, pois ele acumula as funções técnicas e gerenciais. As funções técnicas se referem ao conhecimento dos processos para fabricação do medicamento, ao atendimento das normas técnicas no processo de distribuição, às especificidades em relação ao armazenamento e requisitos necessários para o transporte seguro das medicações. As funções gerenciais estão relacionadas à capacidade de acompanhar, avaliar e treinar a equipe para permitir que a integridade do medicamento se mantenha adequada até o processo de entrega.

Em todas as fases, é importante o cumprimento de boas práticas que, conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são o conjunto de medidas para garantir a qualidade sanitária e a minimização ou exclusão dos fatores interferentes nesses produtos que possam comprometer a saúde do paciente.

Listamos a seguir quatro cuidados e requisitos no transporte e entrega de medicamentos.

1. Qualificação das empresas transportadoras

Antes de firmar contrato com as empresas transportadoras, é importante realizar a qualificação. Essa atividade é realizada pelas instituições farmacêuticas para atestar a idoneidade das empresas de transporte. Para tanto é solicitada a documentação comprobatória:  autorização de funcionamento, certidão de regularidade, relatório em que constem as condições internas e o tipo de veículo utilizado, dentre outras especificações.

O farmacêutico é responsável pelo cadastro e qualificação das empresas transportadoras, podendo deferir ou indeferir o pedido.

2. Transporte de medicamentos em veículo apropriado

Os medicamentos precisam de uma temperatura ideal para manter o princípio ativo e seus constituintes adequados para o consumo.

O transporte de medicamentos termolábeis deve ser realizado em recipientes apropriados que mantenham a temperatura entre 2-8ºC. Para os demais é importante que a temperatura não ultrapasse 30ºC.

Os medicamentos devem ser transportados em caixas fechadas com limite máximo de empilhamento e ser organizados dentro do veículo de forma que não possibilite o deslizamento das caixas.

3. Avaliação do processo de entrega de medicamentos

A avaliação do processo de entrega é o momento de verificar a integridade das embalagens externas e certificar que não houve alteração do produto durante o transporte.

Por isso é importante elaborar uma checklist da qual constem: quantidade de caixas solicitadas, temperatura no interior do veículo, rota do transporte, situação em se que encontra a mercadoria (presença ou ausência de avarias – quebras, rachaduras, mofo nas caixas etc).

Além do mais, é importante registrar no formulário o nome dos responsáveis conforme a atividade que eles realizaram: separação dos medicamentos, transporte e entrega final.

4. Elaboração de procedimentos operacionais padronizados (POP)

Procedimentos operacionais padronizados são documentos com instruções detalhadas a respeito de determinada atividade. Têm como função alcançar a uniformidade na execução de um serviço. Assim, é importante a elaboração de POPs para transporte, entrega e armazenamento dos medicamentos.

O farmacêutico tem como responsabilidade a elaboração e revisão de POP, frequentemente, e deve estar sempre atento às mudanças nas exigências sanitárias.

Toda a cadeia logística necessita de acompanhamento do farmacêutico. Esse profissional tem capacitação para entender desde os processos de fabricação até a entrega de medicamentos para o consumidor final, além de  garantir o cumprimento das boas práticas farmacêuticas.

Quer saber mais sobre esse assunto? Assine a nossa newsletter.

banners_comoconstruircarreira_post

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.