Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: conheça as principais causas de doenças de pele

Hipolabor explica: conheça as principais causas de doenças de pele

As doenças de pele são bastante comuns durante o inverno. Nessa estação, o clima fica mais seco e algumas doenças de pele, como a dermatite seborreica (mais conhecida como caspa), a dermatite atópica, a rosácea, dentre outras, costumam aparecer.

Também é preciso alertar que existem outras doenças de pele que não estão apenas relacionadas com as estações do ano. O vitiligo, por exemplo, pode aparecer em um momento de estresse muito grande ou na presença de outras patologias de fundo emocional.

Se você quer saber um pouco mais sobre esse assunto, veja abaixo quais são as principais doenças de pele, suas causas e tratamentos.

Vitiligo

Você já deve ter ouvido falar que as pessoas de pele negra e morena possuem mais melanina. Pois bem, essa substância que pigmenta a pele é produzida por uma célula chamada melanócito. O vitiligo se caracteriza justamente pela perda de melanócito. É por causa disso que pessoas com essa doença possuem manchas esbranquiçadas por todo o corpo.

Para desenvolvê-la você deve ter uma predisposição genética. Num momento de grandes problemas emocionais, o corpo pode entrar “em curto” e atacar as próprias células. Para resolver o problema, o médico pode prescrever cremes e pomadas que fazem o efeito oposto do protetor solar, corticoides e outros.

Psoríase

A principal característica da psoríase é a presença de manchas avermelhadas que descamam. Elas costumam aparecer em partes específicas do corpo como o couro cabeludo, cotovelos, pés, mãos, unhas, joelhos e também região genital. A doença também pode aparecer por toda a extensão do corpo.

Não se sabe ao certo o que provoca a psoríase. Ela é uma patologia autoimune e desconfia-se que uma célula chamada de “célula T” ataca as células saudáveis da pele com o intuito de curar uma ferida, já que essas células fazem parte do nosso sistema de defesa.

Para realizar o tratamento é preciso consultar o médico que pode optar por um tratamento tópico, por fitoterapia ou também por um sistêmico. O objetivo é regularizar a aparência que a pele apresenta. A fototerapia pode ser uma outra alternativa.

Acne

Eis uma doença de pele muito comum, que atinge milhares de pessoas e que pode se tornar bastante grave. Aqui, as glândulas liberam uma grande quantidade de sebo, que obstrui os poros e deixa o ambiente ideal para a presença de bactérias.

As causas são várias como a alteração hormonal, uso de cosméticos inapropriados para o seu tipo de pele ou também hereditariedade. O estresse também pode ser considerado uma causa, já que o cortisol aumenta a produção de hormônios que, por sua vez, faz a glândula secretar mais óleo.

O tratamento vai de acordo com o grau da acne. Ele pode ser rápido como também durar meses. Podem ser prescritos esfoliantes, anticoncepcional, antibióticos, luz pulsada e outros.

Rosácea

Essa doença tem como manifestação inicial o aparecimento de manchas vermelhas na bochecha. Caso a pessoa que tem a patologia não procure um médico, a rosácea pode evoluir para a formação de espinhas no meio do rosto.

Mudanças bruscas de temperaturas (ambientes muito quentes ou muito frios), consumo de alimentos com muita pimenta, uso de bebida alcoólica estão entre as causas. Aplicar muitos produtos esfoliantes no rosto também pode provocar a doença.

Dentre as doenças de pele aqui apresentadas, a rosácea apresenta o tratamento mais simples. O laser consegue oferecer bons resultados e o número de sessões dependerá de cada caso.

Ficou com alguma dúvida? Conte pra gente comentando aqui no post!

banners_guiahipolabor_post

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.