Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: como funcionam os moderadores de apetite

Hipolabor explica: como funcionam os moderadores de apetite

Com a mudança de ritmo na rotina das pessoas, que hoje em dia é marcada por uma verdadeira correria em função de trabalho, família, estudos e lazer, muitos não conseguem encontrar tempo para manter uma alimentação balanceada e saudável, optando pela fast food, além de não conseguirem encontrar tempo também para a prática de exercícios físicos.

É por isso que o sedentarismo e, consequentemente, a taxa de obesidade, têm se tornado dois dos maiores problemas de saúde do século. Somando a tudo isso ainda o desejo de manter um corpo bonito, os moderadores de apetite têm se tornado, nos últimos anos, uma das drogas mais utilizadas, sendo vistos como um modo bem mais simples para eliminar as calorias em excesso.

Mas como funcionam os moderadores de apetite, do que são compostos e como atuam no organismo? Entenda aqui!

De quais substâncias são compostos os moderadores de apetite?

Moderadores de apetite ou anorexígenos, como também são conhecidos, são medicamentos feitos à base de anfetamina e têm a finalidade de causar a falta de apetite, por isso é um remédio tão solicitado por aqueles que desejam emagrecer.

Outras substâncias químicas muito comuns nesses medicamentos moderadores de apetite, além da anfetamina — que tem efeito estimulante — são compostos químicos que visam diminuir a ansiedade, como a fluoxetina, por exemplo. Além dessas duas substâncias mais comuns, há ainda outras como a fentermina, a sibutramina, a dietilpropiona, a fendimetrazina e a benzfetamina.

Como funcionam os moderadores de apetite no organismo?

Como já dito anteriormente, esses medicamentos anorexígenos possuem substâncias químicas cuja função é diminuir a fome. Essas substâncias, quando ingeridas, transmitem ao cérebro a mensagem de que o organismo já está saciado; então o cérebro transmite essa mensagem de saciedade para o corpo todo.

Quando o corpo para de ingerir mais calorias, o organismo então passa a utilizar como fonte de energia as calorias já existentes no corpo, geralmente estocadas em forma de gordura.

No início é possível perceber uma ligeira perda de peso, no entanto, a tendência é que o corpo venha a se acostumar com o remédio e comece a ignorar os impulsos produzidos pela substância. Dessa forma, o apetite da pessoa volta a ser como era antes e o organismo volta a reter calorias em excesso, criando o famoso “efeito sanfona”.

Aliás, muitas pessoas não apenas recuperam o seu peso anterior, como acabam ganhando ainda mais.

Quais são os possíveis efeitos colaterais desses medicamentos no organismo?

Assim como a grande maioria dos medicamentos comercializados por todo o mundo, os moderadores de apetite também contam com possíveis efeitos colaterais como: dores de cabeça, irritabilidade, alterações no humor e depressão nervosa. Os efeitos colaterais podem variar muito de acordo com o tempo de uso e também com o organismo de cada pessoa.

Além desses possíveis efeitos colaterais, como esses moderadores de apetite são compostos por substâncias químicas, eles podem causar dependência.

É por isso que é fundamental que os moderadores de apetite sejam utilizados somente com acompanhamento médico e comercializados somente com a receita médica. Para um emagrecimento saudável é fundamental uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos, ou seja, não existe milagre.

Quer conferir mais conteúdos interessantes? Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado!

banners_termosfarmaceuticos_post

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.