Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor esclarece: remédios homeopáticos funcionam mesmo?

Hipolabor esclarece: remédios homeopáticos funcionam mesmo?

homeopatia é uma especialidade médica que, apesar de ser reconhecida pelo Conselho Nacional de Medicina, ainda causa controvérsias e muitas discussões no meio científico.

Isso ocorre devido às diversas lacunas que ainda existem para que se comprove a eficácia dos tratamentos que utilizam remédios homeopáticos em pacientes ao redor do mundo.

Quando o assunto é tratamento homeopático parece não haver meio termo; de um lado há quem defenda e afirme com precisão seus benefícios e eficiência, e do outro quem afirme que os resultados obtidos nos tratamentos produzem o mesmo efeito de um placebo.

Remédios homeopáticos: como são feitos e para quem são indicados

Os remédios homeopáticos são feitos através da diluição de componentes em série. Podem ser indicados para todos os tipos de doenças e não há contraindicação etária para o uso.

Apenas um médico homeopata pode receitá-lo, e para tal, é necessário estudar profundamente todo o histórico do paciente, para a partir desse ponto, conseguir distinguir a raiz causadora dos sintomas que o incomodam e, também, tratar os demais problemas que acabam surgindo como reflexo.

Diversos males podem ser tratados em uma única fórmula. Por essa razão, tais medicamentos não podem ser comprados por conta própria ou compartilhados com alguém que apresente a mesma doença.

Afinal, existe mesmo sucesso nos tratamentos que fazem uso da homeopatia?

Pesquisas foram realizadas por centros científicos ao redor do mundo e uma das mais recentes foi publicada pela renomada revista britânica Lancet, em 2005. O estudo acompanhou 110 pacientes que fizeram uso de remédios homeopáticos por um determinado período e o resultado foi semelhante aos obtidos de pessoas que receberam placebo.

Ou seja, segundo a pesquisa, o que ajudou as pessoas a se recuperarem foi o poder da mente que os fez acreditar que o tratamento oferecido era eficaz.

Do outro lado, há profissionais da área médica que contestam tais pesquisas, uma vez que o uso de tais medicamentos e tratamentos é realizado diariamente por inúmeros profissionais ao redor do mundo em milhares de pacientes com variadas enfermidades há mais de 200 anos. Ou seja, caso fosse um placebo ou uma maneira de enganá-los, tal segmento da medicina não estaria atuante por tantos anos e tampouco ganharia reconhecimento e novos adeptos.

Para os defensores dos remédios homeopáticos, pesquisas baseadas em um pequeno grupo da sociedade durante um curto período não podem servir de base ou de prova para qualquer tipo de tese.

Por quanto tempo deve-se recomendar o uso de um remédio homeopático?

Não há um período pré-determinado ou data de validade para os remédios homeopáticos, ao contrário do que ocorre com os medicamentos convencionais. Seu período de uso pode ser contínuo ou administrado apenas quando o paciente estiver vivenciando alguma crise.

Apenas o médico homeopata poderá suspender ou prolongar o uso do remédio dependendo os resultados obtidos. Vale lembra que os resultados dos tratamentos realizados com o uso de remédios homeopáticos acontecem em longo prazo.

E como cada medicamento é formulado especificamente e individualmente para cada paciente, duas pessoas que sofrem do mesmo mal, como asma, por exemplo, podem reagir de maneira diferente ao tratamento e em tempo distinto.

A instabilidade e a não precisão em relação ao tempo de tratamento dos indivíduos que se submetem a receber auxílio homeopático é um dos principais fatores que colocam em cheque a eficácia e as garantias em torno dos remédios homeopáticos.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o uso de remédios homeopáticos? Então, para receber mais dicas como esta, não se esqueça de assinar a nossa newsletter, ok?

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.